O concurso European Beer Star, que já está em sua sexta edição, é o mais importante da Alemanha em sua categoria, e foi criado pelas Associações Privatbrauerein Deutschland, Privatbrauerei Bayern e Association of Small and Independent Breweries in Europe (SIB). As avaliações, efetuadas na prestigiadíssima Doemens Brewing Academy, em Munique, são exclusivamente sensoriais, e as degustações são feitas às cegas por dezenas de experts em cervejas de vários países. Nesta edição, foram inscritas 836 brejas (o número cresce a cada ano; em 2008 eram 688) de 35 países dos cinco continentes, em 41 categorias de estilos.
Consolidando uma feliz e promissora tendência, as cervejas artesanais nacionais fizeram um belíssimo papel. Foram medalhistas as seguintes brejas brasileiras:
- OURO: Eisenbahn Dunkel, na categoria German Style Schwarzbier;
- PRATA: Eisenbahn Weizenbock, na categoria Soluth German Style Weizenbock Dark / Dunkel, e Bamberg Rauchbier, na categoria Smoked Beer / Rauchbier;
- BRONZE: Baden Baden Stout, na categoria Dry Stout.
É impressionante o desempenho de Eisenbahn Dunkel, que abiscoitou o ouro esse ano após ter ganho o bronze em 2007 e 2008. Eisenbahn Weizenbock também é veterana no prêmio, já que em 2007 ficou com o bronze. Já a Bamberg Rauchbier faz a sua grande estreia como medalhista de prata neste ano.
BREJAS parabeniza os cervejeiros e se orgulha de estar num país onde, a despeito de toda a carga tributária, dos torcedores de rótulos e demais dificuldades, ainda consegue produzir cervejas artesanais com excelência e reconhecimento internacional.
Neste ano, participaram como juradas do concurso as beer sommelières brasileiras Kathia Zanatta e Cilene Saorin.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.