250 anos de Guinness

DUBLIN, Irlanda – A tradicional cerveja irlandesa Guinness comemora 250 anos de história nesta quinta-feira com festas e brindes em bares de todo o mundo. A cerveja escura é um dos principais produtos da economia e da cultura da Irlanda. A empresa está celebrando hoje, 24 de setembro, o Arthur´s Day, quando em 1759 o fundador Arthur Guinness assinou o termo de uso da fábrica Saint James’s Gate, em Dublin, por nove mil anos.

Estão sendo realizadas festas em Dublin, Nova York, Lagos, na Nigéria, e Kuala Lumpur, na Malásia. Em cada uma dessas cidades, será realizado às 17h59, no horário local, um “brinde ao Arthur”, seguido por shows. Em Dublin, serão 60 apresentações em bares e praças da cidade.

Segundo a empresa, são vendidos mais de dez milhões de copos de Guinness por dia em todo o mundo e 1,8 bilhão de unidades por ano. A cerveja do tipo Stout e de colarinho cremoso é vendida em mais de cem países em todo o mundo, inclusive no Brasil, e é fabricada em quase 50. A Guinness hoje é parte do grupo Diageo – dona de outras marcas de bebidas ícones como Johnnie Walker, Smirnoff, Baileys e Cuervo.

A Guinness também é mundialmente reconhecida pela grande força de seu marketing. A empresa foi a criadora do Livro Guinness dos Recordes e construiu em sua sede em Dublin um museu com sete andares que conta a história da cerveja e vende as dezenas de produtos licenciados com a marca, como roupas, copos, imãs e objetos de decoração. Uma edição limitada da bebida em comemoração ao aniversário, a Guinness 250, foi lançada em abril.

A celebração dos 250 anos de Guinness ocorre no momento em que a Irlanda, que ficou conhecida nos anos 90 como o tigre celta, enfrenta as consequências da crise econômica mundial. O desemprego é crescente e a projeção do banco central do país é de que a economia irlandesa registre uma retração de 8,3% este ano. Pela primeira vez desde 1995, o número de pessoas que deixou o país foi maior que o de recém-chegados, nos doze meses encerrados em abril.

Fonte: O Globo

Dica cervejeira

No Bar do Italiano (Campinas-SP), a partir de hoje e até esgotarem-se os estoques, o cliente que beber 3 pints de Guinness na pressão pode pagar mais R$ 30,00 e levar pra casa a exclusiva — e histórica! — camiseta comemorativa dos 250 anos da breja. E comemorar o Arthur´s Day em grande estilo!


Comments

3 responses to “250 anos de Guinness”

  1. Sem dúvida, isso merece uma bebemoração :).

  2. Show de bola Ricardo!
    Lembrando que hoje aqui em BH também tem comemoração do aniversário da Confraria da Cerveja e da Guinness no Frei Tuck.
    Temos pouco mais de 2 horas pra chegar lá a tempo do brinde às 17:59.
    http://www.freituck.com.br/index.php/2009/09/21/aniversario-de-3-anos-da-confraria-da-cerveja/

  3. Renato Vialto Avatar
    Renato Vialto

    Tenho primos na irlanda, me avisaram ontem dessa festa, estavam em dublin comemorando, parece que foi praticamente feriado. E SIM tenho um casal de primo na irlanda, estão vondo par ao brasil em dezembro, a encomenda jah foi feita, e espero muitas novidades para beber no fim do ano

Leave a Reply