Cervejas Inglesas – Parte II

Conforme anunciamos no post de ontem, falaremos das demais brejas britânicas disponíveis no mercado brasileiro, postas à prova pelos Confrades do BREJAS.

fullers1845.jpg

E recomeçaremos por uma das melhores delas, na opinião geral dos brejeiros. A Fuller´s 1845 ostenta um creme bege maravilhoso, muito alto, denso e consistente. Possui coloração âmbar e potência alcoólica de 6,3%, estando enquadrada no estilo English Strong Ale (BJCP). O interessante mesmo é observar as diferenças entre esse estilo e as Belgian Strong Ale. Nesta inglesa, o aroma marca bastante o lúpulo, no que o sabor acompanha. O paladar é doce no início, mas bastante seco no final, contendo ainda notas cítricas. Uma cerveja complexa e deliciosa para quem adora o amargor do lúpulo, recebendo a excelente nota 3,47 no Ranking BREJAS.

fullersgolden.jpg

Fuller´s Golden Pride, embora seja do mesmo estilo da anterior, apresenta diferenças marcantes. Os potentes 8,5% de gradação alcoólica deixam alguns resíduos acentuados, mas que caem razoavelmente bem no conjunto. A coloração é âmbar média, e o creme bege-claro, embora consistente, não é persistente. Como as demais da cervejaria, o lúpulo se destaca acima de qualquer outro aroma, mas detectamos também notas cítricas (laranja) e de fermento. O final é levemente alcoólico demais, o que deixa a impressão de uma cerveja um tantinho desbalanceada. A breja recebeu, no Ranking BREJAS, a nota 2,84.

newcastle1.jpg

E chega de Fuller´s. A Newcastle Brown Ale é produzida pela Newcastle Breweries desde 1927, e se enquadra no sub-estilo Northern English Brown (BJCP). A coloração é castanho- escuro, típica do estilo. O creme, embora não seja persistente, deixa uma camada fina e perene no copo. Com 4,7% de potência alcoólica, o aroma se equivale ao sabor, apresentando tênues notas de lúpulo e tostado. Falta-lhe mais personalidade, no que os Confrades brejeiros lhe conferiram a nota 2,38 no Ranking BREJAS, a menor média de todas as iglesas analisadas.

Feita a degustação brejeira, agora é com os leitores. Escolha a(s) sua(s) brejas da terra da Rainha e venha comparas as suas impressões com as nossas. A análise feita aqui serve, também, para ajudar o leitor em sua escolha na hora de adquirir as cervejas.

Caso deseje aprofundar-se ainda mais em terras britânicas, acesse a nossa seção Viagem e Cerveja: Onde beber cerveja pelo mundo afora – Reino Unido, dentro do link “O Guia“. Cheers!


Comments

8 respostas para “Cervejas Inglesas – Parte II”

  1. Avatar de Rodrigo Campos
    Rodrigo Campos

    Olá amigos do Brejas,

    Tive a oportunidade de provar a Newcastle em garrafa de 500ml vinda direto de Londres (não tem para vender no Brasil, somente a long neck). Não sei se teve a influência de algum fator externo ou qual seria este fator, mas achei que ela tem sabor e amargor de lúpulo mais forte que na versão em lata. Ficou bem mais gostosa.
    Alguém já teve a oportunidade de provar a versão feita para consumo na própria Inglaterra e sentiu a mesma diferença?

    Abraços.
    Rodrigo Campos
    Fortaleza – CE

  2. Avatar de Mauricio (BREJAS)
    Mauricio (BREJAS)

    Olá, Rodrigo.

    Ainda não tivemos a oportunidade de provar a Newcastle em outras versões, exceto essa em lata que foi testada por nós.

    Mas a dica tá anotada. Assim que algum de nós tiver a oportunidade, tiraremos a prova da Newcastle. Será que a “maldição” das enlatadas pegou nas inglesas também?

    Um grande abraço.

  3. Avatar de Wagner
    Wagner

    Das cervejas inglesas disponíveis no mercado brasileiro, a Fuller´s Golden Pride é disparada a melhor de todas.
    Cervejas holandesas, australianas e suiças que aliás tem uma interessante variedade caem muito bem, para aumentar a oferta de estilos.
    Abraços.

  4. Wagner,

    As Fuller´s são todas excelentes, mas eu, particularmente, já preferi a 1845. Isso porque o meu estilo preferido é Belgian Strong Ale. Na inglesa, achei que houve um casamento perfeito do estilo belga com a potência do lúpulo, que eu adoro.

    Um abração.

  5. Avatar de Fabio Martelozzo
    Fabio Martelozzo

    A Newcastle Brown Ale pode ser encontrada em versão on tap em alguns lugares em São Paulo. Quem sabe na comparação…

    Mas o teste ainda está incompleto. Tudo bem que a linha Fuller’s é top de linha, mas existem outras boas cervejas inglesas que poderiam ter sido melhor exploradas no blog como a Old Speckled Hen (não concordo com a nota baixa no ranking do Brejas), a Abbot Ale, a Greene King IPA (IPA só no nome, pois é bem menos amarga e bem menos alcólica que uma IPA legítima – ainda assim uma cerveja agradável) e a Ruddles County, uma cerveja bastante interessante.

    A maioria dessas que eu citei estão no ranking. Poderiam ser incluídas numa espécie de “Inglesas parte III”.

  6. Fabio,

    Sugestão aprovadíssima!!!

    Vamos rever algumas avaliações e, em muito breve, “Cervejas Inglesas – Parte III”.

    Valeu pela idéia certeira.

    Um abração.

  7. Avatar de Fabio Martelozzo
    Fabio Martelozzo

    Brejeiros.

    Agora que eu li com mais atenção, percebi que só tem a Newcastle Brown Ale de uma cervejaria que não a Fuller’s.

    Isto posto, minha “reclamação” (não é reclamação, é sugestão, já que este site é uma abundante fonte de informação e conhecimento sobre cervejas) se torna mais urgente.

    Cervejas Inglesas – Parte III já!!! 🙂

  8. Fico no aguardo de Cervejas inglesas – Parte III, pois há muito mais rótulos a serem divulgados aqui.
    Trabalho na Boxer do Brasil, representante exclusiva de cervejas inglesas, irlandesas e francesas. Fico a disposição de qualquer informação que necessitarem.

Deixe um comentário