Conforme anunciamos no post de ontem, falaremos das demais brejas britânicas disponíveis no mercado brasileiro, postas à prova pelos Confrades do BREJAS.
E recomeçaremos por uma das melhores delas, na opinião geral dos brejeiros. A Fuller´s 1845 ostenta um creme bege maravilhoso, muito alto, denso e consistente. Possui coloração âmbar e potência alcoólica de 6,3%, estando enquadrada no estilo English Strong Ale (BJCP). O interessante mesmo é observar as diferenças entre esse estilo e as Belgian Strong Ale. Nesta inglesa, o aroma marca bastante o lúpulo, no que o sabor acompanha. O paladar é doce no início, mas bastante seco no final, contendo ainda notas cítricas. Uma cerveja complexa e deliciosa para quem adora o amargor do lúpulo, recebendo a excelente nota 3,47 no Ranking BREJAS.
Já Fuller´s Golden Pride, embora seja do mesmo estilo da anterior, apresenta diferenças marcantes. Os potentes 8,5% de gradação alcoólica deixam alguns resíduos acentuados, mas que caem razoavelmente bem no conjunto. A coloração é âmbar média, e o creme bege-claro, embora consistente, não é persistente. Como as demais da cervejaria, o lúpulo se destaca acima de qualquer outro aroma, mas detectamos também notas cítricas (laranja) e de fermento. O final é levemente alcoólico demais, o que deixa a impressão de uma cerveja um tantinho desbalanceada. A breja recebeu, no Ranking BREJAS, a nota 2,84.
E chega de Fuller´s. A Newcastle Brown Ale é produzida pela Newcastle Breweries desde 1927, e se enquadra no sub-estilo Northern English Brown (BJCP). A coloração é castanho- escuro, típica do estilo. O creme, embora não seja persistente, deixa uma camada fina e perene no copo. Com 4,7% de potência alcoólica, o aroma se equivale ao sabor, apresentando tênues notas de lúpulo e tostado. Falta-lhe mais personalidade, no que os Confrades brejeiros lhe conferiram a nota 2,38 no Ranking BREJAS, a menor média de todas as iglesas analisadas.
Feita a degustação brejeira, agora é com os leitores. Escolha a(s) sua(s) brejas da terra da Rainha e venha comparas as suas impressões com as nossas. A análise feita aqui serve, também, para ajudar o leitor em sua escolha na hora de adquirir as cervejas.
Caso deseje aprofundar-se ainda mais em terras britânicas, acesse a nossa seção Viagem e Cerveja: Onde beber cerveja pelo mundo afora – Reino Unido, dentro do link “O Guia“. Cheers!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.