As cervejas artesanais da Cervejaria Wäls, de Belo Horizonte, são parte importantíssima na revolução cervejeira brasileira (veja o filme da visita do BREJAS à fábrica). Os estilos Dubbel, Trippel e Quadruppel são tradicionalmente vendidos em garrafas de 355 e 750 ml, com elegante vedação com rolha de cortiça. E a Bohemian Pilsner é, na opinião destre escriba, simplesmente a melhor Pilsen do Brasil.
A grande novidade é que agora essas brejas absolutamente deliciosas estão disponíveis também na versão chope, em bares selecionados. E o avanço não pára por aí; a cervejaria está apostando em um novíssimo e revolucionário sistema recém-inventado na Holanda para acondicionamento dos preciosos líquidos.Eis, então, que os pesados e antiquados barris de chope atuais estão com seus dias contados.
O sistema de barris Key-Keg utilizado pela Wäls armazena o chope em uma bolsa plástica de polietileno. A extração se dá com o uso de ar comprimido, ao invés do gás carbônico utilizado nos barris de metal. O ar pressiona o espaço entre a bolsa e o exoesqueleto plástico do barril, fazendo jorrar a breja no copo. Na linha de envase da cervejaria, o Key-Keg é enchido com a boca pra baixo, para que o invólucro interno se desdobre corretamente (veja um filme do processo). Cada ciclo de acondicionamento se completa com um enxágüe com água quente e uma esterilização por vapor. A nova embalagem, por ser descartável, elimina o vaivém dos barris, além das triviais operações de limpeza para a reutilização.
No Bar Brejas já tem!
O Bar Brejas, em Campinas, é uma das poucas casas do Brasil escolhidas pela Cervejaria Wäls para servir o chope. Em teste preliminar na semana passada, o chope Wäls Trippel foi oferecido aos clientes e aos associados da ACervA Paulista. Foram 20 litros que terminaram em pouco tempo. Segundo os degustadores — este escriba incluído –, o chope ganhou em frescor quando comparado à cerveja na garrafa, fazendo com que as notas adocicadas próprias do estilo se atenuassem um tantinho, ganhando em drinkability.
No Bar Brejas, os estilos dos chopes Wäls se revezarão. Hoje, por exemplo, estrearemos com o chope Wäls Dubbel, que é uma autêntica Strong Ale de inspiração trapista que deixa várias belgas pra trás, com notas bastante perceptíveis de castanhas, nozes, frutas cristalizadas, além de sugestões de café e chocolate.
Quer saber quais os demais estilos Wäls que se revezarão na torneira do Bar Brejas? Siga-nos no Twitter, para saber sempre em primeira-mão!
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.