Rua Paul Hering, 35, em Blumenau (SC).
Em português, significa “O Porão”. Quem passa despreocupado pela rua Paul Hering, no centro de Blumenau, dificilmente repara na pequena escadaria que conduz, degraus abaixo, ao novíssimo e estiloso english pub de Juliano Mendes — pra quem não o conhece pelo nome, trata-se de ninguém menos que o fundador da Eisenbahn, hoje sob o controle do Grupo Schincariol.
Foi o próprio Juliano que, com a simpatia habitual, veio receber os confrades do BREJAS na elegante portaria de madeira do pub, no último sábado, 17/10. A casa ainda não estava aberta ao público — abriu na segunda, 20/10 — e a pré-inauguração era apenas para convidados especiais do anfitrião. O escritor Ronaldo Morado, autor do Larousse da Cerveja, também pintou por lá, e se deixou ficar conosco noite adentro em altos papos cervejeiros.
O espetáculo do The Basement está, acima de tudo, na ambientação. Reformado a partir de um porão verdadeiro no centenário prédio onde outrora funcionava a Livraria Blumenauense, os novos donos mantiveram intactas e expostas as paredes originais, de pedra, pelas quais se entrevê um pequeno labirinto de saletas privativas e pra lá de elegantes. A recriação de um autêntico pub inglês se completa no quilométrico balcão e no bom gosto da decoração e dos móveis, todos em madeira nobre. Nas caixas de som, uma bela seleção de rock e blues em volume confortável.
O forte da casa não é a variedade cervejeira, mas o nobre líquido está bem representado pelas Eisenbahn Pilsen, Dunkel, Weizenbier e Pale Ale. O cardápio é caprichadíssimo, e conta com snacks e pratos típicos ingleses (provamos os croquetes de salmão, de comer ajoelhado). Nota também seja dada ao staff atencioso e simpático.
Quase no final da noite fomos convidados a preencher a clássica fichinha de sugestões e avaliação do The Basement. Como amigos do Juliano, até tentamos identificar algum ponto negativo que pudéssemos apontar para, eventualmente, ajudá-lo a melhorar, à guisa de crítica propositiva.
Todos tentamos. Não conseguimos.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.