Latrán 27, Ceský Krumlov, República Tcheca.
Cervejaria de 1560 assolada ao longo dos séculos por perfídias reais e a dominação soviética, a Pivovar Eggenberg é o que se pode chamar de uma cervejaria heroína (confira sua encantadora história).
Há quase 5 anos, em agosto de 2008, eu estive lá sem, todavia, conhecer seu interior. Em abril deste ano retornei à pequena cidade tcheca de Ceský Krumlov e não perdi a oportunidade de zanzar por entre seus velhos tanques e equipamentos, alguns deles curiosamente obsoletos, remontando ao nefasto período soviético, no qual a cervejaria foi expropriada e jogada ao domínio do Estado, o qual a rebatizou de “Cervejaria do Povo” ou algo parecido, tudo porque os comunistas não toleravam o nome original, de origem real.
Aproveitei a deixa e entrevistei Anna Jerová, porta-voz da Eggenberg. Veja a entrevista que gravei para o programa Pão e Cerveja (Rádio CBN) clicando no vídeo abaixo:
Visite comigo a Pivovar Eggenberg
Prédios seculares, cavernas subterrâneas com chão de pedra — usadas para a fermentação da cerveja antes da invenção da refrigeração mecânica –, maquinário soviético e muita história através de suas salas. Clique nas imagens abaixo para vê-las em tamanho maior e visite comigo essa cervejaria heroica:
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.