Salon du Brasseur à Saint Nicolas-de-Port

blog_stnico_16      blog_stnico_9     blog_stnico_23

Aconteceu neste final de semana na cidade francesa de Saint Nicolas-de-Port  a  11° edição do Salon du Brasseur, feira que reúne os principais articuladores do universo da cerveja artesanal francesa, encontro incontornável para todos os cervejeiros caseiros da França. BREJAS esteve presente no encontro representada por Miga, enviado especial em Lorraine, departamento da região nordeste da França.

blog_stnico_10

Localizada nas redondezas  da cidade de  Nancy (onde se encontra a ENSAIA  faculdade de engenharia alimentar que possibilita uma especialização em Brasserie) Saint Nicolas-de-Port  é conhecida pela sua belíssima basílica gótica do século XVI  mas também pelo seu  Musée Français de la Brasserie  que organiza cada ano o Salon du Brasseur

blog_stnico_26     blog_stnico_13     blog_stnico_27

Foram três dias de salão, com direito a estandes de informação e demonstração, representantes de distribuidores de insumos, materiais com soluções inovadoras e interessantes conferências ministradas por especialistas da área. Os dois primeiros dias da feira (sexta  e sábado)  foram  direcionados para  profissionais e amadores (experientes ou  debutantes) que desfrutaram não apenas dos estandes, mas participaram em peso das excelentes conferências. No domingo,  último dia do encontro, o formato foi adaptado para receber o grande público (leigos ou novos interessados) que puderam descobrir as matérias primas e os processos de brassagens assim como degustar cervejas artesanais oferecidas por diversos cervejeiros caseiros presentes na feira. 

blog_stnico_21      blog_stnico_38      blog_stnico_7 

No sábado à noite também foram divulgados os resultados do concours national de bières também organizado pelo Musée Français de la Brasserie e que é referencial para profissionais e amadores.

blog_stnico_11_1

Mas o destaque do encontro fica sem dúvida para as conferências. No primeiro dia foram abordados temas da microbiologia e malteria assim como processos de refermentação. No segundo dia mergulhamos nos custos de produção e também compreendemos o aproveitamento de sub-produtos gerados pela fabricação de cervejas.

Foram “dissecados” cada elemento que participa do cálculo do preço final de uma cerveja artesanal, a matéria prima, a embalagem, a distribuição, o equipamento e o material investido, os gastos fixos, tudo detalhado e proporcionalmente calculado para definir o preço do litro da cerveja produzida e adaptado ao mercado alvo.

blog_stnico_15     blog_stnico_25     blog_stnico_28

Para terminar assistimos ao depoimento de um empreendedor que teve sucesso ao montar uma brasseria artesanal com baixos investimentos. Foram dicas, erros e estratégias a serem refletidas pelos futuros “micro cervejeiros”.

 Chapeau !  … para os organizadores que mais uma vez conseguiram divulgar e informar com qualidade o que acontece de interessante na atualidade do mundo artesanal francês.


Comments

4 responses to “Salon du Brasseur à Saint Nicolas-de-Port”

  1. Renato. Avatar
    Renato.

    Praticamente um BRASIL BRAU, otima materia, acredito piamente uq eem pouco tempo teremos algo de tão alto nivel de infomrações e organizazação aqui no Brasil. Não pude ir no Brasil Brau mas parece que foi bom, veremos o proximo

  2. Alexandre Levorin Avatar
    Alexandre Levorin

    Olá Miga,
    Muito boa sua matéria, parabéns!
    Fiquei interessado nas palestras, vc trouxe algum paper ou literatura dos assuntos tratados?
    Grande abraço,
    Alexandre

  3. MIGA Avatar
    MIGA

    Fala Galéra ! O Salão já existe à 11 anos não é mesmo. Percebo o sinal de um renascimento também no universo artesanal francês nesses últimos 10 anos. Os depoimentos foram no sentido de uma evolução remarcável, da crescente facilidade de ascesso aos insumos de qualidade e setores expecializados no assunto aparecendo no mercado.
    A organização das palestras com profissionais especializado (na grande indústria ou nas micros) foi bem interessante mesmo pois mesmo na França a raridade e o preço das possibilidades de formação no setor também dificultam.
    Vejam no link detalhes das palestras e os nomes dos palestrantes se quiser aprofundar as buscas :

    http://www.passionbrasserie.com/le_salon_du_brasseur___conferences_090.htm

    A literatura em língua française também não é abundante (a variedade de livros em inglês é bem maior como já sabemos)
    Tem dois livros muito bons que já li e que estavam também em venda nos estandes: Um tráta-se de um senhor suiço que fez a formação acadêmica completa na ENSAIA de Nancy e seu livro foi realizado para auxiliar seus alunos depois de muitos anos na grande indústria cervejeira. O outro é uma excelente revisão do processo de fabricação de cerveja artesanal em grãos e também vale muito à pena !

    1. La fabrication de la bière
    de Jean Sunier

    2. Comment faire de la bonne bière chez soi
    de Jean-François Simard

    Abçs

    MIGA

  4. tudo que e relacionado a bebida e muito interessante.
    muito boa materia parabens

    cintia

Leave a Reply