Aconteceu neste final de semana na cidade francesa de Saint Nicolas-de-Port a 11° edição do Salon du Brasseur, feira que reúne os principais articuladores do universo da cerveja artesanal francesa, encontro incontornável para todos os cervejeiros caseiros da França. BREJAS esteve presente no encontro representada por Miga, enviado especial em Lorraine, departamento da região nordeste da França.
Localizada nas redondezas da cidade de Nancy (onde se encontra a ENSAIA faculdade de engenharia alimentar que possibilita uma especialização em Brasserie) Saint Nicolas-de-Port é conhecida pela sua belíssima basílica gótica do século XVI mas também pelo seu Musée Français de la Brasserie que organiza cada ano o Salon du Brasseur.
Foram três dias de salão, com direito a estandes de informação e demonstração, representantes de distribuidores de insumos, materiais com soluções inovadoras e interessantes conferências ministradas por especialistas da área. Os dois primeiros dias da feira (sexta e sábado) foram direcionados para profissionais e amadores (experientes ou debutantes) que desfrutaram não apenas dos estandes, mas participaram em peso das excelentes conferências. No domingo, último dia do encontro, o formato foi adaptado para receber o grande público (leigos ou novos interessados) que puderam descobrir as matérias primas e os processos de brassagens assim como degustar cervejas artesanais oferecidas por diversos cervejeiros caseiros presentes na feira.
No sábado à noite também foram divulgados os resultados do concours national de bières também organizado pelo Musée Français de la Brasserie e que é referencial para profissionais e amadores.
Mas o destaque do encontro fica sem dúvida para as conferências. No primeiro dia foram abordados temas da microbiologia e malteria assim como processos de refermentação. No segundo dia mergulhamos nos custos de produção e também compreendemos o aproveitamento de sub-produtos gerados pela fabricação de cervejas.
Foram “dissecados” cada elemento que participa do cálculo do preço final de uma cerveja artesanal, a matéria prima, a embalagem, a distribuição, o equipamento e o material investido, os gastos fixos, tudo detalhado e proporcionalmente calculado para definir o preço do litro da cerveja produzida e adaptado ao mercado alvo.
Para terminar assistimos ao depoimento de um empreendedor que teve sucesso ao montar uma brasseria artesanal com baixos investimentos. Foram dicas, erros e estratégias a serem refletidas pelos futuros “micro cervejeiros”.
Chapeau ! … para os organizadores que mais uma vez conseguiram divulgar e informar com qualidade o que acontece de interessante na atualidade do mundo artesanal francês.
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