Após uma democrática votação entre os sócios da ACervA Paulista, a cidade de Piracicaba, no interior do estado, foi a escolhida para sediar o VII Concurso Nacional de Cervejas Artesanais a ser realizado entre os dias 7 e 9 de junho de 2012.
De acordo com David Figueira, presidente da associação de cervejeiros caseiros paulistas, responsável pela organização do Concurso, as opções iniciais, além da cidade escolhida, eram também Serra Negra e a capital do estado, sendo que nas cidades interioranas a ACervA encontrou apoio institucional das respectivas prefeituras.
Festa na Rua do Porto
“Exite grande chance dos eventos do Encontro acontecerem no Engenho Central, importante espaço cultural da cidade, e a festa de encerramento na Rua do Porto, principal ponto turístico e gastronômico de Piracicaba”, pontua Figueira.
A cidade, próxima a Campinas e São Paulo, conta com operação da Azul Linhas Aéreas, que disponibiliza transporte gratuito terrestre de e para as duas cidades, caso o visitante opte por vir de avião. “A organização do evento fará de tudo para disponibilizar ônibus fretados de São Paulo e Campinas para Piracicaba, conclui David.
Ainda segundo o dirigente, a ideia dos organizadores é ofertar três dias de “imersão total” no mundo das cervejas caseiras, com cursos, palestras, degustações e mais de uma festa. “Será um verdadeiro encontro de cervejeiros caseiros a exemplo do que foi o último evento em Santa Catarina”.
Estilos e garrafas
O regulamento oficial do VII Concurso Nacional de Cervejas Artesanais sairá em setembro. Por enquanto, são duas as novidades: O inflado número de estilos concorrentes e as garrafas que os cervejeiros caseiros deverão enviar ao júri. Serão aceitos dois tipos de vasilhame de 600ml, tanto o “padrão” (cervejarias macro) como os do tipo “caçula” (clássicas de microcervejarias como Falke, Colorado e Bamberg).
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.