Realizou-se no último sábado, 20/3, no Bar Anhanguera, a escolha da melhor cerveja no estilo Belgian Dubbel da terceira edição do esperado Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, que dará ao vencedor a honra de ver produzida a sua própria breja pela cervejaria, com seu nome no rótulo.
Já de início, a ótima notícia: A Eisenbahn anunciou que irá promover a quarta edição do Concurso que, segundo os novos comandantes de canais especiais da marca, será ainda maior que este. Ou seja, a pressão da comunidade cervejeira, efetivamente, deu resultado!
Tive a honra de compor a equipe de 19 jurados, que foram divididos na fase eliminatória em cinco mesas de três e uma de quatro. Cada mesa escolhia apenas uma amostra, que era levada à finalíssima. Foi na minha mesa — na qual também estavam Cilene Saorin e Cesar Adames — que saiu a breja vencedora. Ela também foi a minha preferida na fase final do julgamento.
Sobre o nível dos concorrentes, posso dizer que fiquei positivamente surpreso. Poucas amostras apresentavam contaminações muito sérias. Algumas delas, certamente devido à pressa do cervejeiro, ainda não haviam completado a maturação. Por outro lado, na fase eliminatória, haviam cervejas que deu pena de não poder classificá-las. No mais, compartilho aqui com a opinião do jornalista Roberto “Bob” Fonseca — que também integrou o corpo de jurados: Alguns cervejeiros exageraram nos lúpulos, fazendo com que suas brejas fugissem um pouco do estilo proposto.
Ao contrário dos anos anteriores, a cervejaria espertamente criou a sua própria numeração das amostras das brejas concorrentes, diferente da que constou nos rótulos enviados pelos cervejeiros, donde foi impossível identificar o vencedor. O anúncio oficial será feito no dia 8 de abril, no próprio Bar Anhanguera. Por enquanto, só uma certeza: Vem cerveja (muito) boa por aí!
Confira abaixo mais imagens do julgamento do III Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn:
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.