Segundo pesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal, marinar a carne por várias horas em cerveja antes de fritá-la pode reduzir bastante os níveis de uma substância carcinogênica produzida na carne durante o processo de fritura. O processo de cozimento dos alimentos aumenta os níveis dos compostos chamados amino-heterocíclicos (HA), que podem provocar tumores cancerígenos.
Segundo a pesquisa, relatada na última edição da revista New Scientist, ao marinar a carne por seis horas em cerveja ou vinho tinto, os níveis de dois tipos de HA após a fritura foram reduzidos em até 90%. A cerveja foi mais eficiente que o vinho para baixar os níveis de um terceiro tipo de HA, reduzindo significativamente sua concentração após quatro horas, enquanto a mesma redução foi conseguida com o vinho após seis horas.
De acordo com o estudo, publicado originalmente na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry, a carne marinada com cerveja também apresentou um resultado melhor em testes para avaliar seu cheiro, seu sabor e sua aparência após a fritura.
Fonte: BBC Brasil
Em tempo, uma dica do BREJAS: O Andrea Sacco, do Bar do Italiano, faz um cordeiro marinado em Eisenbahn Dunkel que é de chorar de tão bom…
————————–
SAIBA MAIS:
– Cerveja com moderação reduz risco de Alzheimer.
– Beber cerveja faz bem ou mal à saúde? AQUI, a opinião da nutricionista Fabiana Panobianco.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.