Carne marinada em cerveja reduz risco de câncer

carnemarinadacerveja.jpg

Segundo pesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal, marinar a carne por várias horas em cerveja antes de fritá-la pode reduzir bastante os níveis de uma substância carcinogênica produzida na carne durante o processo de fritura. O processo de cozimento dos alimentos aumenta os níveis dos compostos chamados amino-heterocíclicos (HA), que podem provocar tumores cancerígenos.

Segundo a pesquisa, relatada na última edição da revista New Scientist, ao marinar a carne por seis horas em cerveja ou vinho tinto, os níveis de dois tipos de HA após a fritura foram reduzidos em até 90%. A cerveja foi mais eficiente que o vinho para baixar os níveis de um terceiro tipo de HA, reduzindo significativamente sua concentração após quatro horas, enquanto a mesma redução foi conseguida com o vinho após seis horas.

De acordo com o estudo, publicado originalmente na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry, a carne marinada com cerveja também apresentou um resultado melhor em testes para avaliar seu cheiro, seu sabor e sua aparência após a fritura.

Fonte: BBC Brasil

Em tempo, uma dica do BREJAS: O Andrea Sacco, do Bar do Italiano, faz um cordeiro marinado em Eisenbahn Dunkel que é de chorar de tão bom…

————————–

SAIBA MAIS:

Cerveja com moderação reduz risco de Alzheimer.

– Beber cerveja faz bem ou mal à saúde? AQUI, a opinião da nutricionista Fabiana Panobianco.


Comments

4 responses to “Carne marinada em cerveja reduz risco de câncer”

  1. David (Ituverava-sp) Avatar
    David (Ituverava-sp)

    Gostei… sempre tive muita vontade de comer mais pratos com carne marinada na cerveja, mais um bom argumento, agora é só correr no site do edu e arranjar umas harmonizações…

  2. Renato VIalto Avatar
    Renato VIalto

    OPA achei uma utilidade para as brahmas skol e outras.
    Se bem que dah para fazer isso com uma heineken que o precinho tah em conta e eh bem mais saborasa.

    A carne fica com gosto da cerveja ou apenas apura a qualidade e o gosto da propria carne ????

  3. Mauricio (BREJAS) Avatar
    Mauricio (BREJAS)

    Renato,

    A segunda questão é a correta. A cerveja dá um “plus” ao gosto da carne, sobretudo se forem as dunkel, porter e afins, que combinam mais com o “caramelado” das preparações.

    Um abração.

  4. Luiz Eduardo Avatar
    Luiz Eduardo

    Minha mãe fazia há uns tempos um tal de “picadinho na cerveja”… acho que ela usava Bavária (a dos Amigos, em lata) na receita. Ficava muito bom! Vou pedir para ela fazer novamente qualquer dia, mas com uma Eisenbahn Dunkel… 😀

Leave a Reply