Cerveja X Vinho: Quando o silêncio vira poesia (Parte 2)

Aconteceu de novo: Mais um “especialista em vinhos” denigre a cerveja em rede nacional

Era abril de 2010 e, em microfone aberto na Rádio CBN nacional, o então comentarista de vinhos Renato Machado dizia, entre outras asneiras, que as cervejas só eram harmonizáveis com comida se fossem “belgas ou flamengas” (sic), e que “nada supera a harmonização de um vinho com uma comida” (veja a resposta deste blogueiro).

Aconteceu de novo na semana passada, na mesma rádio CBN, e na mesma cadeia nacional. Outro “especialista em vinhos”, dessa vez Jorge Lucki, disse, com generosos esgares de deboche, que “cerveja não combina com nada, é uma bebida de boteco” (sic).

Chega! Não vou escrever aqui, de novo, que não há “disputa” entre vinho e cerveja, já que são bebidas igualmente nobres e se complementam. Dessa vez, decidi ser propositivo. Venha comigo.

Porque há programa de vinho e não tem de cerveja?

Há anos a Rádio CBN põe no ar, em cadeia nacional, programas que enaltecem os vinhos do tipo “momento do vinho” e quetais, com especialistas diversos.

Mas, direis, há o programa Pão e Cerveja, no qual a cerveja é, sim, muito bem tratada na CBN! Todavia, o Pão e Cerveja só é veiculado na Rádio CBN de Belo Horizonte. Por motivos misteriosos, a direção da rádio não libera o sinal do programa para o restante do Brasil como faz com o vinho.

Vamos azucrinar?

Que tal fazermos uma corrente de azucrinação para a Rádio CBN pedindo o programa Pão e Cerveja para todo o Brasil?

O canal? Escreva para o e-mail [email protected] e diga que você também quer ouvir o programa Pão e Cerveja de onde estiver! E que a cerveja, assim como o vinho, merece igual destaque!

Se na base da sensatez não deu, vamos ganhar essa parada no grito e na azucrinação!