No último sábado, representado pelos confrades Daniel C., Alexandre Menke e Guilherme Scalzilli, o BREJAS realizou uma degustação comparativa entre as belgas Gouden Carolus Classic e Gouden Carolus Christmas, ambas produzidas em 2007. Vejamos abaixo as impressões:
Aparência: ambas apresentaram visual idêntico, com o líquido marrom escuro, avermelhado, e espuma bege muito densa e cremosa, volumosa e duradoura.
Aroma: ambas exalaram excelente aroma. Todavia, a Christmas se destacou pelo seu perfume que exala abundantemente, apresentando maior complexidade, sugerindo floral, torrefação, especiarias, resina e algo mais difícil de discernir. É mais completa. A Classic, por sua vez, apresenta notas tostadas, licorosas e adocicadas, além de café, chocolate e baunilha. Complexa também, mas um pouco menos “misteriosa” que sua irmã sazonal.
Sabor: o sabor de ambas segue o aroma, novamente com vantagem para a Christmas pelos mesmos motivos: ela é mais completa e complexa.
Sensação: a Classic se mostrou mais suave, com maior dulçor, carbonatação média, amargor moderado e álcool muito bem disfarçado, muito próxima da perfeição. Deixa uma sensação de “cerveja de bombom licoroso”. A Christmas, no entanto, transmite sensações mais diferenciadas, singulares. Ela enche a boca, com uma explosão de informações em razão de sua maior complexidade. O álcool e a carbonatação aparecem um pouco mais, de forma agradável. Ambas melhoraram seu desempenho à medida em que a temperatura do líquido aumentava.
Conjunto: o conjunto da Christmas se mostrou mais atrativo a mim e aos confrades brejeiros, em razão de sua combinação mais ousada de elementos. Contudo, a Classic também se destaca, já que possui um conjunto bem equilibrado e harmônico, provavelmente agradando mais àqueles que possuem preferência por uma cerveja mais suave e adocicada, como possivelmente o público feminino. No geral, ambas são fantásticas, cervejas de primeira linha.
Resultado: na avaliação média da degustação, a Christmas alcançou nota 4,56, contra 4,20 da Classic, demonstrando enorme equilíbrio nos quesitos avaliados e deixando no final uma feliz constatação: o grau de excelência da Het Anker, fabricante desses elixires.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.