E que decolagem! Foi ontem, 18/08, que a tão aguardada breja da Cervejaria Colorado fez o seu estrondoso début oficial no Bar Anhanguera, na capital paulista. BREJAS esteve presente na festança que contou, além da equipe da cervejaria de Ribeirão Preto, com várias personalidades do mundo cervejeiro nacional (veja as imagens ao final deste post).
Trata-se de uma cerveja no estilo Porter (BJCP) que tem como diferencial em sua formulação o uso de grãos do mais puro café da Alta Mogiana, o qual é adquirido diretamente do produtor e macerado em água fria antes de ser adicionado ao mosto. Foi desenvolvida na Colorado com a colaboração do cervejeiro caseiro Ricardo Rosa, o qual seguiu insights do historiador cervejeiro americano Randy Mosher sobre o uso do café na produção. E o café se insere harmonicamente dentro das características de uma cerveja Porter, estilo londrino da família Ale, fabricado pela primeira vez em 1730 pelo cervejeiro britânico Ralph Harwood, e seu nome relacionado ao fato de ter sido durante longos anos a breja preferida entre os marinheiros dos portos ingleses.
Já o romântico nome Demoiselle (senhorita ou libélula, em francês, pelo avião se parecer com uma) é uma homenagem ao aviador Santos Dumont. O aeroplano Demoiselle, construído pelo inventor em 1907 é, até hoje, considerado por especialistas em aviação um exemplo de simplicidade aliada à funcionalidade. É de se supor que ao menos parte do dinheiro usado em sua construção se deveu aos dividendos oriundos das fazendas de café que a família Dumont possuía na região de Ribeirão Preto.
BREJAS festeja ao lado da Cervejaria Colorado que, com essa doce senhorita, continua inovando na elaboração de estilos de cervejas agregados a toques nacionais, a exemplo de rótulos como Appia (weissbier com mel), Cauim (pilsen com mandioca) e a imperdível Índica (IPA com rapadura).
Mauricio Beltramelli, Daniel C. (BREJAS), Marcelo Carneiro da Rocha (Colorado), Andrea Sacco (Bar do Italiano) e Ricardo Sangion (BREJAS).
Andrea Sacco (Bar do Italiano), Mauricio Beltramelli (BREJAS), a Mestre-Cervejeira Cilene Saorin, Ricardo Sangion (BREJAS), Francisco Patelli (Colorado) e Daniel C. (BREJAS).
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.