O último canto da Dama do Lago

adamadolagoO aviso vem do Andrea Sacco (foto), proprietário do Bar do Italiano, em Campinas: Acabaram de desembarcar por lá as últimas unidades do último lote da breja Eisenbahn A Dama do Lago.

E, nesse caso, o termo “último” quer dizer o que realmente significa: derradeiro, final, conclusivo. Isso porque, segundo informação do empresário por ele obtida através de representantes da cervejaria, a Eisenbahn decidiu por descontinuar a produção da que é uma das melhores brejas que já foram brassadas em território nacional.

A Eisenbahn A Dama do Lago foi a cerveja campeã da primeira edição do Concurso mestre Cervejeiro Eisenbahn, engendrada pelo homebrewer carioca Leonardo Botto. No estilo Belgian Dark Strong Ale, a breja é bastante complexa e possui aroma suavemente tostado, no qual aparece o caramelo, o fermento de pão e uma leve sugestão de cerejas.

O sabor, em linhas gerais, acompanha o aroma, apresentando ainda toques amadeirados e de frutas secas, especialmente ameixas e uvas-passas. A carbonatação é média/alta, o amargor é médio, e o alto teor alcoólico (9%) se insere muito satisfatoriamente no balanceado conjunto. O longo e excelente final é seco, convidando ao novo gole, turbinando, assim, a drinkability da breja. Em nada fica devendo às grandes cervejas belgas.

Pra quem já experimentou, vale o revival. Pra quem ainda não teve esse prazer, é bom correr. A Dama está entoando a sua última e enfeitiçante cantiga.


Comments

5 responses to “O último canto da Dama do Lago”

  1. Marco Damo Avatar
    Marco Damo

    Aonde acho ela para comprar pela internet ???

    abraços

  2. Renato Vialto Avatar
    Renato Vialto

    Por um lado eh triste ver que essa excelente breja vai ser descontinuada, por outro lado eh ate um status pois realmente foi uma cerveja unica fabricada por um curto e tb unico tempo, creio que ela fez sua historia no territorio nacional e agora pode descansar em paz com todo o louvor, com certeza que naum provou corra pois a oportunidade h unica e extremamente recompensante

  3. Fernando Avatar
    Fernando

    Eu tenho uma em casa. Por quanto tempo será que aguenta sem estragar? Ela é tipo aquelas vintage ale que pode deixar muito tempo guardada?

  4. Rafael Moreira Avatar
    Rafael Moreira

    Absurdo. Como é que uma cerveja desssa vai sair do mercado!! Coisaas do Brasil e da “dona Skin”

  5. Joaquim sca Avatar
    Joaquim sca

    É uma pena, mas edições limitadas devem mesmo ter um fim, faz parte da mágica delas. A Dama realmente cumpriu seu papel, e mesmo antes da schin entrar na jogada já se sabia que ela não tinha vindo pra ficar.

Leave a Reply