O aviso vem do Andrea Sacco (foto), proprietário do Bar do Italiano, em Campinas: Acabaram de desembarcar por lá as últimas unidades do último lote da breja Eisenbahn A Dama do Lago.
E, nesse caso, o termo “último” quer dizer o que realmente significa: derradeiro, final, conclusivo. Isso porque, segundo informação do empresário por ele obtida através de representantes da cervejaria, a Eisenbahn decidiu por descontinuar a produção da que é uma das melhores brejas que já foram brassadas em território nacional.
A Eisenbahn A Dama do Lago foi a cerveja campeã da primeira edição do Concurso mestre Cervejeiro Eisenbahn, engendrada pelo homebrewer carioca Leonardo Botto. No estilo Belgian Dark Strong Ale, a breja é bastante complexa e possui aroma suavemente tostado, no qual aparece o caramelo, o fermento de pão e uma leve sugestão de cerejas.
O sabor, em linhas gerais, acompanha o aroma, apresentando ainda toques amadeirados e de frutas secas, especialmente ameixas e uvas-passas. A carbonatação é média/alta, o amargor é médio, e o alto teor alcoólico (9%) se insere muito satisfatoriamente no balanceado conjunto. O longo e excelente final é seco, convidando ao novo gole, turbinando, assim, a drinkability da breja. Em nada fica devendo às grandes cervejas belgas.
Pra quem já experimentou, vale o revival. Pra quem ainda não teve esse prazer, é bom correr. A Dama está entoando a sua última e enfeitiçante cantiga.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.