No último sábado, 15 de agosto, o pessoal do Bares & Botecos se reuniu para realizar um sonho há muito protelado: o primeiro teste cego com cervejas populares nacionais. São as chamadas “pilsen brasileiras”, ou “standard american lager”, entre algumas outras nomenclaturas técnicas.
A seleção incluiu onze representantes do estilo, com exclusividade para as latas, por questões logísticas. A proposta inicial visava privilegiar cervejas encontradas no varejo, especialmente em botequins, mercearias e pés-sujos em geral. Desta forma, muitas marcas mais elaboradas, raras e artesanais (as melhores em qualquer degustação) foram descartadas.
As avaliações seguiram os critérios utilizados pelos membros e colaboradores do Brejas. Para neutralizar distorções, a apuração ignorou as notas mais altas e mais baixas conferidas a cada concorrente. Segue o resultado do teste, incluindo entre parêntesis as respectivas notas.
1º lugar: Bavária Clássica (3,616)
2º lugar: Kaiser (3,083)
3º lugar: Sol (3,080)
4 º lugar: Glacial (2,900)
5 º lugar: Nova Schin (2,700)
6 º lugar: Crystal (2,666)
7 º lugar: Antarctica (2,260)
8 º lugar: Bohemia (2,175)
9 º lugar: Skol (2,033)
10 º lugar: Brahma (1,450)
11 º lugar: Itaipava (1,190)
De modo geral, exageros numéricos à parte, o resultado repete os outros testes cegos realizados pelo Brejas com o mesmo estilo. Como sempre acontece nessas ocasiões, os avaliadores do Bares & Botecos reagiram entre indignados e incrédulos. Quase todos (este degustador incluso) preferem pedir aos garçons e balconistas exatamente a cinco mais criticadas, enquanto as “melhores” são estigmatizadas como horrores líquidos.
Testes cegos possuem essa aura iconoclasta e imprevisível. Reforçam o debate sobre as escolhas “de rótulo”, movidas principalmente pela publicidade. Pessoalmente, fiquei incomodado com o engano cometido quanto à Bavária, que sempre reconheci e repudiei, mesmo às escuras. Suponho, sem confirmação técnica, que o novo título “Clássica” se refere a alguma mudança de fórmula.
Cabe agora realizar um novo teste cego com as mesmas marcas, só que em garrafas, para aproximar a avaliação do cotidiano botequístico e dirimir eventuais dúvidas. O desafio está lançado!
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