Seguindo a já tradição de contarmos um pouco mais sobre os degustadores que passam de mil avaliações aqui no Brejas, agora chegou a vez de conhecermos um pouco mais sobre o Jean Chris.
Foi nos últimos dias de dezembro de 2014 que ele passou a marca de mil cervejas degustadas e avaliadas. Foram anos degustando: o Jean é um dos membros mais antigos e ativos da nossa comunidade, não só adicionando suas avaliações mas também cadastrando várias cervejas.
Jean Chris
Degusto cervejas desde 2007-2008 como hobby, pois sou Cirurgião Dentista especialista em Ortodontia e professor de cursos de pós-graduação nesta área. Atualmente, de certa forma, também passou a ser um trabalho, pois tenho dado cursos de degustação em cidades do Sul de Minas e Noroeste de São Paulo, além de degustar cervejas para algumas cervejarias e adequá-las ao estilo correto. Por isso, aproveitei que estava finalizando meu Mestrado na São Leopoldo Mandic em Campinas e fiz paralelamente o curso de sommelier em cerveja pelo Science of Bier Institute no Bar Brejas em 2014.
Perfil no Brejas: http://www.brejas.com.br/perfil/jean-chris
Cidade: Poços de Caldas/MG
Participa do Brejas desde: 19 Agosto de 2009
Cadastro de número: 1378
Primeira avaliação: 20 de Agosto de 2009
Completou 1.000 avaliações: 22 de Dezembro de 2014
Dias para 1.000 avaliações: 1929 dias (média de 0,52 cervejas por dia)
Estilo Favorito: English Pale Ale, Belgian Dubbel, German Pilsner, American Brown Ale, 1 estilo para cada escola.
Cerveja pra ter na geladeira: atualmente Backer Pilsen ou alguma German Pils para beber em maior quantidade, Sauber Beer Pumpkin Ale, Wäls Dubbel e Quadruppel para degustar e harmonizar, além da cerveja Monja daqui de minha cidade.
1. Como você conheceu o Brejas??
Dizem que todo Dentista tem um hobby, o meu era lutar judô, porém devido às lesões não serem compatíveis com a profissão, tive que me afastar depois de 25 anos de dedicação, então decidi que teria que adotar um novo hobby; foi tudo muito bem planejado. Depois de minha primeira viagem internacional, para Argentina em 2007, passei a ter interesse por cervejas “diferentes”, fotografava todas que bebia, enquanto meu pai, tios e seus amigos ficavam brigando para impor qual de suas cervejas standard lager brasileiras era a melhor. Não tive dúvida, decidi que iria estudar sobre cervejas já que era algo que eu gostava muito. Em minha primeira pesquisa sobre cervejas na internet encontrei o site Brejas; no início só fazia pesquisas, mas depois de um tempo resolvi me cadastrar.
2. O que mais te motiva a avaliar cervejas no Brejas??
Tiro fotos de todos os rótulos inéditos que bebo, atualmente tenho quase 1800 arquivadas, fotografo para lembrar, já que depois de certo número a memória falha. No início eu avaliava todas no site, sendo que as cervejas que eu não encontrava, eu cadastrava; hoje já não tenho tanto tempo assim. Minha motivação era ter um arquivo das cervejas para depois fazer meu blog, coisa que até hoje não saiu de projeto em minha cabeça. Outro fato que também me motivou bastante foi ter participado do 1º e do 2º encontro do Brejas, respectivamente em dezembro de 2009 e fevereiro de 2010, organizado pelos usuários do fórum; desta forma pude conhecer pessoalmente os colegas que postavam no site, além do Maurício Beltramelli e do Ricardo Sangion. Mantenho contato com muitos deles até hoje por facebook e em encontros cervejeiros pelo Brasil.
3. Você tem alguma estratégia específica para escolher suas cervejas? Se baseia em alguma lista, dá preferência por algum estilo, aproveita alguma ocasião específica para encontrar novas cervejas??
Minha estratégia era comprar todas as cervejas ainda não degustadas que via pela frente. Hoje em dia com a grande alta dos preços e tamanha quantidade disponível de rótulos no mercado, ficou difícil, então compro os estilos que gosto, principalmente se estão com bons preços ou em promoção. Outra excelente estratégia é se reunir com grupos de amigos onde cada um leva um número específico de cervejas para serem divididas. Aqui em Poços de Caldas temos uma Confraria com encontros oficiais a cada 2 meses. Em viagens para o exterior também aproveito para degustar e trazer rótulos inéditos no Brasil, já que os preços são sempre muito menores que os nossos.
4. Quais seriam suas dicas e conselhos a quem ainda não criou coragem para começar a avaliar, ou avaliou apenas algumas e acabou desistindo??
Avaliar uma cerveja é contar uma história daquele exato momento onde tudo tem influência, a companhia, a harmonização, o local, o estado de espírito. Já escrevi avaliações completamente diferentes da mesma cerveja, já adorei cervejas que depois em outra ocasião não gostei tanto assim, da mesma forma como não gostei de algumas cervejas e depois em outra ocasião me apaixonei. Deixe para beber cervejas já conhecidas em momentos de descontração com os amigos. Separe as cervejas inéditas para aquele momento em que você possa se concentrar um pouquinho. Desenvolvi uma ficha de degustação que venho alterando sempre para que minhas avaliações se tornem mais rápidas e completas. Se você não escreve, não posta, não eterniza seus sentimentos acerca deste nosso delicioso hobby.
5. E qual a dica pra chegar nas 1.000 avaliações??
Gostar de cerveja, gostar de escrever nas horas vagas ou ao menos nos pequenos intervalos que você tenha durante o dia. Trace uma meta, como por exemplo, escrever uma avaliação por dia, desta forma, em menos de 3 anos você terá chegado a mais de 1000 avaliações.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.