Rua Aspicuelta, 436, em São Paulo (SP).
Há algum tempo eu e o amigo blogueiro Edu Passarelli estamos combinando uma “rodada de visitas” mútuas. Ele virá visitar o Bar Brejas, mas coube a esse escriba a primeira das honras. Na terça passada (12/1), estive na Melograno Forneria e Empório de Cervejas. E não me decepcionei.
Encravado no pedaço mais muvucado da agitadíssima Rua Aspicuelta, que por sua vez é a mais badalada da Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo, a Melograno é um verdadeiro templo dedicado à boa cerveja e, sobretudo, à cultura cervejeira de qualidade. O lugar é uma ilha de excelência cervejeira num mar de outros bares e choperias que servem mais do mesmo.
O destaque principal, claro, é a carta de cervejas. Assinada por Passarelli, as brejas do bar — mais de 150 rótulos disponíveis — estão ordenadas por país e por estilo, com uma breve explicação sobre eles. O esmero é tamanho que mereceu o título de Melhor Carta de Cervejas pela revista Veja São Paulo.
Logo na entrada fica o empório de cervejas, onde o cliente tem liberdade para escolher sua breja pra levar pra casa, a preços mais em conta. O aconchegante salão interno é um convite à degustação descompromissada e relaxada, porém atenta. O volume da música é na medida para não comprometer o papo cervejeiro. O atendimento é atencioso e simpático.
Nos fundos da Melograno, porém, vem a surpresa. Trata-se de um delicioso espaço ao ar livre com teto retrátil. Aos fundos, fica o forno a lenha, de onde saem os deliciosos sanduíches feitos em massa de pizza — destaque para o Giotto, montado com uma soberba combinação de cogumelos Shiitake e Paris, mozzarella de búfala e molho de tomates. Ao lado da fonte d´água, fica ainda o pé de romã, fruta que, do idioma italiano, empresta nome à casa (veja mais fotos).
A Melograno é, definitivamente, um marco na cultura cervejeira nacional desde a sua fundação, e um empreendimento corajoso. Além de ser um bar simplesmente imperdível.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.