Entre os patrocinadores da Fifa para a Copa de 2010, a Brahma será uma das ilustres estreantes e a primeira marca brasileira a ter tal honraria. A marca estará estampada em todas as placas dos estádios onde a Seleção Brasileira jogar e ainda em alguns jogos de seleções latino-americanas. Na maioria das partidas, porém, estará a marca Budweiser, originalmente a dona da cota. O contrato com a Fifa foi renegociado em julho do ano passado para que a Brahma e outras marcas do portfólio da AB Inbev pudessem ser exibidas, de acordo com a audiência de cada jogo.
A estreia do acordo foi na final da Copa das Confederações, no ano passado, quando o Brasil bateu os Estados Unidos de virada por 3 a 2. Naquela ocasião, Brahma e Budweiser dividiram as placas do Ellis Park, em Johanesburgo, estádio no qual o Brasil fará sua estreia nesta terça-feira 15, diante a Coréia do Norte.
Marcel Marcondes, diretor de marketing para a marca Brahma, conta que a experiência mostrou ao grupo Anheuser-Busch que os resultados são melhores quanto menos dispersão houver. “Por isso ficarão apenas Budweiser e Brahma, apesar de o contrato permitir o uso de outras marcas do portfólio”, diz o executivo. A Quilmes, principal marca argentina, foi cotada para ser exibida nos jogos do país, mas as ações serão restritas ao patrocínio direto ao selecionado.
A ideia de incluir a Brahma no acordo foi apresentada ao board da corporação de olho na Copa de 2014, já que existe um trabalho em curso para se internacionalizar a marca brasileira. “Em 2006, quando a Budweiser patrocinou sozinha a Copa, o mercado tinha uma configuração diferente. Com a fusão Inbev e Anheuser-Busch, vislumbramos a oportunidade de rever o contrato com a Fifa”, conta o diretor da Brahma, lembrando que a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chega com dez marcas patrocinadores nesta Copa, contra apenas três na Alemanha, há quatro anos.
Fonte: M&M Online.
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