17 de março, é dia em que na Irlanda e em países onde houve imigração irlandesa — casos de Estados Unidos, Canadá e Austrália — se comemora o St. Patrick´s Day. E, caso o leitor ainda não saiba o motivo pelo qual o dia do santo é relacionado à cerveja, vai aqui um resumo da história.
O Dia de São Patrício (em inglês: Saint Patrick’s Day e em irlandês Lá ’le Pádraig u Lá Fhéile Pádraig), é a festa anual que celebra São Patrício, um missionário cristão e santo padroeiro da Irlanda, considerado o fundador da Igreja Católica no país. Neste dia há desfiles pelas ruas das grandes cidades irlandesas. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos no rosto. A cor verde é associada ao dia de St. Patrick porque é a cor da Primavera, na Irlanda (considerada a Ilha Verde) e do trevo.
O significado do trevo
Apesar de ter nascido na Grã-Bretanha no século IV, São Patrício foi vendido como escravo para a Irlanda, quando tinha penas 16 anos, voltando para casa 6 anos depois, após ter conseguido fugir de seu cativeiro. Desde então, dedicou-se à vida religiosa e acabou retornando à Irlanda para pregar o Evangelho. Utilizava o trevo de três folhas para explicar como a Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo) era três e um ao mesmo tempo. É por isso que o trevo de três folhas sempre acompanha a identidade de St. Patrick.
Com o passar do tempo, as conotações religiosas da comemoração do Dia de São Patrício foram ficando cada vez mais distantes, e a data passou a ser uma celebração da amizade e da cultura irlandesa. E falando em festa, amizade e cultara irlandesa, nada mais lógico do que ter muita CERVEJA!!! E Guinness, de preferência.
Mesmo se você não for religioso nem irlandês, considere o St. Patrick´s day como, pelo menos, um grande pretexto pra festejar e cervejar!
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.