Em qualquer dicionário gauchês-português, o termo paisano designa alguém que é do mesmo país, amigo, camarada. Talvez o brasileiro que mais sinta orgulho daquilo que vem da sua terra é o gaúcho.
E esse orgulho não se limita apenas às tradições. Marcas de produtos de outros estados brasileiros ou do exterior têm que suar a camisa para cair nas graças dos gaúchos, os quais, via de regra, preferem consumir o que é produzido no Rio Grande do Sul.
No campo cervejeiro, a primeira empresa a perceber essa predileção foi a antiga Antarctica (hoje ABInBev), que em 1972 adquiriu o controle acionário da Cervejaria Polar S/A, então com sede em Porto Alegre, e cuja fábrica ficava na pequena e gauchíssima cidade de Estrela. Inteligentemente, não mudou o nome da cerveja, que já ganhara o coração dos cervejeiros do estado. Bingo! A Polar é a segunda breja mais vendida no Rio Grande do Sul, superada apenas pela Skol.
Nós, do BREJAS, todos paulistas, não conhecíamos a cerveja. Até que um leitor furibundo — e coberto de razão, diga-se — exigiu a presença da breja no nosso Ranking.
Portanto, gaúcho ou não, se você já experimentou a Polar Export — segundo alguns, mais amarguinha do que as pale lager nacionais — não deixe de avaliá-la no Ranking BREJAS. Como dizem os gaúchos, pode cantar a buena dicha à vontade!
Fonte das informações de mercado: Revista Veja.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.