De bêbado tem dono???
Mesmo quem não suporta nem ouvir falar no reality show Big Brother Brasil 12 soube que, ontem, o participante Daniel foi eliminado da competição por, supostamente, haver aproveitado da colega de programa Monique enquanto esta, também supostamente, estava desmaiada de bêbada.
Como BREJAS é um portal que fala sobre cervejas — que são bebidas alcoólicas — a pergunta é mais que pertinente: Isso é possível na prática? Existe, de fato, a amnésia alcoólica? Uma pessoa pode beber tanto a ponto de esquecer completamente o que aconteceu durante a carraspana?
Existe sim!
“Amnésia alcoólica existe, sim. E é inclusive bem comum após a ingestão excessiva de álcool”, afirma o psiquiatra Arthur Guerra, supervisor do Grupo de Estudos sobre Álcool e Drogas da USP. “É como passar por uma endoscopia: você não recorda o que houve um pouco antes, durante e logo após o exame”, diz Carlos Salgado, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas.
O que não significa que memória de bêbado não tem dono. “É como se elas tivessem uma senha e, para destravá-las, fosse preciso reproduzir as condições em que foram adquiridas”, diz o neurocientista da USP Gilberto Xavier. Ou seja, para relembrar o que aconteceu durante uma bebedeira, o jeito é beber de novo.
Beber menos e melhor é a solução
Portanto, não tem jeito. Se você quiser fugir dessa cilada, a única solução é beber com moderação e responsabilidade, pra depois não ficar chorando as burradas cometidas — ou aquelas que, eventualmente, cometerem com você.
Que tal começar agora a mudar o seu hábito de consumo? Definitivamente, ficar bêbado e dar vexame está cada vez mais fora de moda!
Material de apoio: Superinteressante
Conheça os Cursos de Cerveja do BREJAS e entre nesse mundo fascinante!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.