Duas jovens lindas, voluptuosas, simpáticas e loucamente apaixonadas pelo Brasil. Há alguns meses, dizendo-se nascidas na República Tcheca, “Michaela” e “Dominica” protagonizavam um blog chamado We Luv, onde apareciam em poses sensuais e dizendo-se loucas pra vir pra cá aproveitar nossas delícias tropicais. Fizeram, claro, um retumbante sucesso no mundo virtual.
Parecia bom demais mas, contrariando o senso comum, teve gente que acreditou que fosse verdade. A produção do programa Pânico, da Rede TV!, logo entrou em contato as moças, que vieram de fato ao Brasil e protagonizaram, por seis semanas, um reality show com a apresentadora do programa Sabrina Sato.
Explode a bomba
Nesta semana, a ficha finalmente caiu. O jornal Folha de S. Paulo apurou que as duas garotas — que, na verdade, são inglesas — foram contratadas em dezembro passado pela nova empresa cervejeira nacional CBBP (Companhia Brasileira de Bebidas Premium), com fábricas no Ceará e em Pernambuco. As beldades são pagas para anunciar o novo rótulo da cervejaria, a Proibida, a ser lançada em junho. Detalhe incendiário: O programa Pânico tem contrato com a gigante cervejeira Ambev, concorrente direta da CBBP.
O vídeo acima, aparentemente, retrata o momento no qual Alan Rapp, diretor do programa humorístico, ficou sabendo da tramóia. O portal IG anunciou ontem, 14/5, que a Ambev pediu à Rede TV! que tirasse imediatamente do ar todas as imagens das personagens Michaela e Dominica. Espera-se para os próximos dias maiores repercussões sobre a “pegadinha” na qual caiu o programa Pânico, este mesmo notório em aplicar peças em seus convidados e entrevistados.
Campanha de blogueiros cervejeiros também é aproveitada
Há pouco mais de uma semana, o coletivo denominado Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC) — do qual também faz parte o blog do BREJAS — lançou no Twitter, sem motivações comerciais, a hashtag #cervejadeverdade, na intenção de divulgar ao consumidor a diversidade de estilos de cerveja que o mundo cervejeiro oferece (entenda aqui como foi a campanha). A tag permaneceu, no dia 6 de maio, em primeiro lugar nos Trending Topics brasileiros durante quase todo o dia.
Farejando a oportunidade no movimento dos blogueiros, embora com um tanto de atraso, a CBBP lançou em 12 de maio em seu site, com o título “Descubra porque a nova cerveja é uma #cervejadeverdade“, um texto no qual elenca “5 motivos para mostrar porque a nova Pilsen Premium brasileira pode ser considerada uma #cervejadeverdade”. Na matéria, a empresa pede aos seus consumidores que opinem sobre a cerveja usando a hashtag criada pelo coletivo BBC.
BREJAS experimentou a nova cerveja
Na semana passada, este blogueiro recebeu, enviada pela CBBP, duas amostras numeradas da Proibida. As garrafas vieram com os rótulos ainda sem o nome da breja, e com um bilhete manuscrito no verso de um porta-copo com os dizeres “O sabor da nova cerveja você conhece agora; O nome será liberado em breve”. Embora ainda não lançada para o público em geral, fique sabendo antes minhas impressões sobre a Proibida (as notas individuais de cada quesito de avaliação estão aqui):
A coloração é dourada-clara, e o creme branco é surpreendentemente denso, apresentando bolhas pequenas e uniformes. A persistência é mediana. No aroma, quem sobressai é o fermento de pão. Em segundo plano e de forma bem suave, aparece o toque herbáceo do lúpulo em equilíbrio com os dulçores maltados, sugerindo biscoito. Na boca, essas sensações se reproduzem em meio a um levíssimo amargor, à moderada acidez e à carbonatação média/alta. O final é levemente amargo.
Embora nem de longe iguale-se às pilsners tchecas — como a propaganda quer fazer supor — trata-se de uma standard lager bem leve, refrescante e fácil de beber. Ou, na descrição do site da breja, “adaptada para o paladar típico do brasileiro”…
E você, leitor, o que acha da estratégia de marketing da Proibida? Trata-se de um golpe publicitário ou um case genial? A CBBP apropriou-se indevidamente da palavra de ordem dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja ou deseja, sinceramente, ajudar a divulgar a diversidade cervejeira? Comente!
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Mauricio Beltramelli é Sommelier de Cervejas diplomado pela Doemens Akademie (Alemanha) e Mestre em Estilos de Cerveja e Avaliação pelo Siebel Institute (EUA).
Cursos do BREJAS
Confira o programa de Cursos e Palestras do BREJAS. Para quem quer aprender a fazer sua própria cerveja em casa, atenção para as novas datas para o Curso de Cerveja Artesanal. Para degustar com conhecimento, o caminho é o Curso de Degustação de Cervejas e Cultura Cervejeira. E, para um evento realmente diferente na sua empresa, com informação cervejeira e também diversão, a Palestra-Apresentação corporativa O Mundo da Cerveja.
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