A coloração é preta, e o creme é esse que o leitor vê na foto: denso, consistente e persistente. A preponderância no aroma e no sabor é o malte torrado, que literal e deliciosamente toma de assalto os sentidos. De quebra, há sugestões de chocolate e café. O final é longo, seco e tostado. Já tínhamos provado a Bamberg Schwarzbier na versão chope, deixando os leitores do BREJAS com água na boca. Agora, a espera terminou: está lançada, e acaba de chegar aos bares e empórios, a versão em garrafa de 355 mililitros.
“Schwarz”, em alemão, significa “preta”. Mas não vá muito longe nas comparações. Chatices estilísticas à parte, a schwarzbier é realmente preta, e não marrom como a dunkel. Tampouco é porter ou stout, uma vez que o lúpulo é mais perceptível e, afinal, pertence à família das lager (baixa fermentação). Espere saborear uma breja leve e encorpada ao mesmo tempo, fácil de beber e com marcante presença do malte torrado — e não defumado, como a rauchbier.
Elaborada pela Cervejaria Bamberg, de Votorantim (SP), especializada em brejas de estilos alemães e seguidora da Lei de Pureza da Baviera (Reinheitsgebot), essa pretinha é, decididamente, uma cerveja de alma e caráter. Não perca!
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.