O que o leitor apreciador das cervejas artesanais Colorado vê acima é uma imagem no mínimo intrigante. Explica-se. Trata-se do primeiro projeto dos rótulos das brejas da cervejaria de Ribeirão Preto. Ou seja, é como seriam as “caras” das cervejas Colorado.
Antes de irem às prateleiras, porém, o proprietário da fábrica, Marcelo Carneiro, encomendou ao designer americano Randy Mosher um redesenho dos rótulos. Este teve a feliz sacada de resgatar o design de rótulos de cervejas brasileiras do início do século passado, e o resultado final todos já conhecem:
Com a óbvia escolha dos rótulos de Mosher, o projeto original foi descartado. Restaram somente os originais da primeira foto acima, peças integrantes do acervo particular do maior colecionador de itens cervejeiros do Brasil, o paulista Carlos Quintella, fotografadas por este escriba quando o visitou por ocasião da gravação de um dos programas do TV BREJAS.
A pergunta que não quer calar é instantânea: Será que as brejas da Colorado, hoje cultuadas como expoentes da renovação artesanal cervejeira brasileira, teriam a mesma penetração no mercado e a mesma aceitação por parte do consumidor caso saíssem às prateleiras com os rótulos “originais”?
Enquanto o leitor reflete na questão, pode assistir aos programas especiais do TV BREJAS, com Quintella e a sua mega-coleção cervejeira, bem como a visita à Cervejaria Colorado:
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.