O leitor que acompanha este blog já conhece o Marcelo Carneiro, proprietário da Cervejaria Colorado. Mas talvez não conheça o José Virgilio Braghetto, e cabe a nós apresentá-lo. Também de Ribeirão Preto (SP), Virgilio é cervejeiro caseiro de mão cheia. Uma das suas criações, a Pratinha Scotch Ale, está no Ranking do BREJAS, muitíssimo bem avaliada.
Amigos de longa data, em fevereiro de 2007 os cervejeiros puseram em prática uma ideia criativa: fazer um podcast sobre cerveja, uma espécie de degustação “on-line” das brejas que escolheriam ao longo dos programas. Nascia o Bytes and Beer, site que reune os programas nos quais a dupla — às vezes acompanhada por convidados — apresenta as cervejas e degusta-as “ao vivo”, compartilhando suas impressões com o internauta.
O clima das gravações é de bate-papo descontraído de bar, tão desencanado que, por vezes, os apresentadores não se furtam em fazer caretas após degustar cervejas não tão boas ou fora do ponto. Quando experimenta cervejas caseiras brasileiras, a dupla não hesita em apontar as qualidades e defeitos da breja, aconselhando o homebrewer quanto ao caminho a ser seguido pra ficar perfeita. Além da cultura dos dois sobre cerveja, a espontaneidade é que faz a graça do programa.
Já em sua vigésima oitava edição, o Bytes and Beer apresenta no programa acima (para assisti-lo, basta clicar na seta), gravado no imperdível pub Vila Dionísio, três cervejas — duas dinamarquesas e uma belga — que têm em comum o fato de ser raras ou já extintas. O convidado especial da vez é Cássio Piccolo, do bar paulistano FrangÓ.
Ao leitor-espectador, resta apenas puxar uma cadeira, relaxar e, na falta das brejas que estão sendo degustadas, resignar-se em salivar assistindo aos filmes. Pelo menos a diversão e o enriquecimento da cultura cervejeira estão garantidos.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.