Tudo começou — aliás, como sempre começam as boas coisas da vida — na mesa do bar, em 2003, na qual sentavam-se os cervejeiros artesanais americanos Sam Calagione (Dogfish Head), Greg Koch (Stone) e Bill Covaleski (Victory). Ali mesmo os caras fundaram a BUFF Alliance (Brewers Unite for Freedom of Flavour ou, em tradução livre, “Cervejeiros Unidos pela Liberdade de Sabor”), que pretendia ser um esforço para destacar a camaradagem entre as três cervejarias.
A BUFF Alliance só foi vingar mesmo muito tempo depois, em 2010, quando os caras resolveram sair da conversa e elaborar uma receita de cerveja em conjunto. O estilo escolhido pelo trio foi o saison, e os ingredientes, bem… Imagine uma cerveja que tem em sua receita sálvia, alecrim, salsa e tomilho. A fusão de loucuras do trio resultou na estupenda Saison du Buff (foto). O grupo se reuniu na Stone Brewing, onde a breja foi originalmente produzida. Pronta a primeira leva, cada cervejaria produziu a mesma receita, com rótulos diferentes.
A Saison du Buff, que tive o prazer de experimentar — embora ainda não disponível no Brasil — é uma festa herbácea que tem sua apoteose no aroma, no qual sobressai a sálvia com o alecrim em segundo plano. Ainda há a presença de fermento de pão e sugestões de gengibre. As ervas são ainda mais percebidas na boca, sob escolta das altas acidez e carbonatação, tudo para fazer dessa breja uma potência em refrescância. No retronasal, ainda há toques de baunilha. Uma saison que, dentro da expectativa do estilo, possui surpreendente complexidade. Imperdível.
E no Brasil?
Na foto acima figuram os proprietários de três das melhores e mais premiadas cervejarias artesanais brasileiras. Marcelo Carneiro responde pela Cervejaria Colorado (Ribeirão Preto), Marco Falcone comanda a Falke Bier (Belo Horizonte) e Alexandre Bazzo dá as cartas na Cervejaria Bamberg (Votorantim).
O conteúdo dos copos que fazem o brinde do trio é um símbolo do que está para acontecer. Ali há uma “mistura” de três cervejas representativas de cada cervejaria: Colorado Índica, Falke F5 (ainda não lançada) e Bamberg Pilsen.
O brinde simbólico foi erguido durante a festa do Festival de Inverno 2010, na sede da Bamberg, em julho do ano passado. Na ocasião, os cervejeiros anunciaram uma parceria inédita que seria implementada em breve: A elaboração de uma cerveja em conjunto.
Assim como aconteceu com a BUFF Alliance, que demorou sete anos para colocar em prática a ideia, a cerveja colaborativa brasileira ainda é apenas um ótimo projeto. A nação cervejeira, porém, cruza os dedos para que o prazo de execução seja bem menor que o dos americanos.
Cervejarias artesanais unidas
As histórias acima nos dão o que pensar. É de dar gosto e de encher os olhos a amizade e a união de cervejeiros daqui ou de fora que, pela “lógica do mercado”, deveriam ser concorrentes. Isso é cultura cervejeira, na sua mais genuína concepção. Esse é o entusiasmante universo das cervejas artesanais.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.