A Raamsteeg e suas pérolas !

Sabemos que em terras baixas holandesas degusta-se também cervejas de excelente qualidade. O país portuário que é completamente enquadrado pelo emaranhado de centenas de canais oferece abundância em produtos importados de todo o planeta, mas também apresenta ótima qualidade nas cervejas locais. Um bar holandês tem realmente seu charme singular, na maioria das vezes é extremamente agradável, confortável e rico em espécies. É verdade que lá você encontra bares de todos os tipos possíveis, espirituosos, criativos em geral no acolhimento, nas informações visuais e na simpatia local. A cidade de Amsterdam por exemplo, em sua numerosa diversidade, oferece pérolas degustativas em ambientes variados. Não por acaso, é dentro de uma das regiões mais simpáticas de Amsterdam que se encontra a ruela Raamsteeg, onde me deparei esta semana com uma bicicleta de entregas que me chamou particularmente a atenção, pois estava encostada em frente ao “armazém de cervejas” chamado Cracked Kettle e sustentava em sua frente uma caixa de garrafinhas escuras de cervejas onde estava escrito: Westvleteren! Não preciso descrever tamanha euforia que tomou conta de mim neste dia, afinal encontrar esta cerveja não é tão simples assim, ja que é vendida exclusivamente e apenas em unidades na Abadia de Saint Sixtus no oeste da Bélgica, como relata na invejável visita descrita alguns textos abaixo o confrade brejeiro Mau.

Raamsteeg

Aí está a Raamsteeg e seu bierhuis mais que bem localizado!

Cracked Kettle

Raamsteeg bike

Visões de Amsterdam !

Ali então… encontrei muitos ótimos rótulos reunidos, fiquei um pouco perdido com tantas escolhas, mas naquele momento o que me interessou mesmo é claro foram as três Westvleteren, vendidas a 7,90 euros a garrafa(finha), e ainda levei três excelentes cervejas holandesas, que valem serem degustadas ! Eram elas, uma Christoffel bier dubbel, uma Czaar Peter e uma Natte blue.

Vale ainda anotar, que na mesma rua e bem em frente ao “armazém de pérolas” encontra-se também um excelente bar onde pode-se degustar muitos dos rótulos oferecidos do outro lado da rua, numa atmosfera não menos holandesa como belga.
raamsteeg_04.jpg
O bar onde pode-se degustar muitos dos rótulos oferecidos do outro lado da rua.

Na vitrine do bar já vemos alguns rótulos oferecidos pela casa.
Miga com a difícil tarefa de escolher algumas entre todas estas !
Miga com a difícil tarefa de escolher algumas entre todas estas !


Esta Westvleteren abt 12, foi degustada naquela noite.


Comments

3 responses to “A Raamsteeg e suas pérolas !”

  1. Esse foi mais um episódio da série “Caçadores de Westvleteren”…

  2. Rodrigo Campos Avatar
    Rodrigo Campos

    Olá Miga,
    Sou de Fortaleza no Ceará e adoro o seu blog.
    Meu irmão vai passar por Amsterdam e farei algumas encomendas para ele.
    Onde exatamente fica esta rua? Quais seriam as melhores compras na sua opnião? Fora as westvleterem é claro! Apesar de que é possível encontrá-las mais barato na Europa fora de St Sixtus não é mesmo?
    Obrigado desde já.

  3. MIGA Avatar
    MIGA

    Fala Robrigo,
    A raamsteg fica atrás do DAM. Use este link pra localizar :

    http://www.amsterdam.info/map/

    O precinho praticado por lá é um pouco mais forte, mas a variedade é boa e quanto passo por lá aproveito pra olhar as cervejas que não encontro com tanta facilidade onde moro ou no caminho cervejistico programado. Não deise de tentar umas Holandesas !

    abçs

    MIGA