Anualmente a revista Veja publica a edição especial Veja Campinas – O Melhor da Cidade, na qual, a exemplo de outras localidades do país, apresenta as melhores opções gastronômicas da região. Um júri “especializado” aponta os melhores estabelecimentos em cada categoria, que vai do cachorro-quente ao restaurante francês passando ainda pelas bebidas.
O fato que realmente nos saltou aos olhos, nesta edição, foi a categoria O Melhor Chope. É que, pela primeira vez, foram listados pelos jurados e concorreram em pé de igualdade com os chopes “tradicionais” bares campineiros que comercializam bebidas especiais, caso da Cervejaria Universitária (cujo chope é artesanal), do Nosso Bar e do Bar do Italiano. Esse último, por sinal, apresentou a situação mais notável. Dos onze jurados da categoria, obteve três indicações, sendo que a primeira colocada — a megacervejaria Giovanetti — levou quatro.
Mais do que se contentar com um furtivo segundo lugar, são dignas de nota as particularidades entre a campeã e o vice. A marca Giovanetti foi fundada em 1937, e hoje possui 4 grandes estabelecimentos na cidade. É uma verdadeira instituição campineira e, embora tenha destaque nas ótimas porções e sanduíches, comercializa atualmente o chope da Nova Schin, o que não é exatamente um modelo de qualidade e excelência. Na contramão, o Bar do Italiano foi inaugurado há pouco mais de três meses. Porém, das suas torneiras, jorram quatro estilos do premiado chope blumenauense Eisenbahn.
O fato de um bar que vende exclusivamente chopes especiais “perder” pela diferença de apenas um voto para outro que, em última análise, não poderia perder, diz muito sobre a crescente cultura cervejeira nacional e principalmente a respeito do gradual — e benfazejo — aperfeiçoamento do tão propalado “gosto brasileiro” e da busca por produtos de melhor qualidade.
Gosto é gosto, e cada um tem o seu. Pro gosto do BREJAS, o chope da Nova Schin não se compara aos da Eisenbahn. Mas é preciso respeitar quem discorde. Ou quem ainda não tenha se dado ao trabalho de comparar as duas marcas.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.