Os mineiros adoram ditados populares. “Quem vê cara não vê coração” é um deles. Contudo, o bordão jamais foi tão falso como agora, após a chegada dessa mineirinha artesanal de Belo Horizonte. Isso porque a apresentação — ou “cara” (a garrafa) — é uma das mais belas de que se tem notícia no mundo cervejeiro. E o “coração” — o líquido — é tão interessante quanto.
Na aparência, essa dubbel ostenta uma coloração castanho-escura bastante turva. O creme bege é consistente e persistente. No aroma, a breja surpreende um bocado. Um nariz menos avisado pensaria tratar-se de uma autêntica strong ale trapista, com notas bastante perceptíveis de castanhas, nozes, frutas cristalizadas, além de sugestões de café e chocolate. Há, ainda, notas florais evidenciando a presença do lúpulo.
No paladar, a cerveja explode ainda mais com notas cítricas (casca de laranja?) e algo frutadas. O álcool (7,5%) se mostra presente, mas é bem inserido e não prejudica o conjunto. O corpo é aveludado e o final é longo e persistente, com notas de torrefação. No Ranking BREJAS, a mineira alcançou a nota 3,96, sendo alçada automaticamente à nossa seleção das Melhores Artesanais Brasileiras, com louvor.
Analisando mais detidamente, a verdadeira complexidade da Wäls reside no fato de ser uma breja que “entra” de um jeito — com florais e cítricos — e “sai” de outro, torrada e seca. Isso a faz uma cerveja ímpar, e sem qualquer sombra de dúvida uma das melhores cervejas nacionais. Lá pelas bandas de “Belzonte”, as caras são tão boas quanto os corações.
—————————————————
A Wäls Dubbel pode ser adquirida em bares de cervejas especiais ou em lojas virtuais (www.cervejasnet.com.br é uma delas), ao preço médio de R$ 35,00 a garrafa de 750ml. Vale cada centavo…
Comments
7 responses to “WÄLS DUBBEL – A mais belga das brasileiras”
Maurício,
Meu sinceros parabéns pelas palavras que você utilizou no texto, ficou fenomenal. Fico muito feliz do nosso trabalho ser reconhecido. Nós da Wäls, trabalhamos com muito carinho e amor a cerveja, creio que seja esse, um dos motivos dos nossos produtos obterem uma avaliação tão positiva, idônea e impactante como a de vocês!!
Venho tb informar aos seus leitores, que com o mesmo carinho e perfeição iremos lançar no mês de maio a Wäls Trippel (no festival internacional de Gastronomia- Araxá – MG) e até julho uma Quadruppel. Importante salientar o trabalho engenhoso desenvolvido aqui em Minas pelas Microcervejarias, em destaque Falke Bier( Marco & Ronaldo) que é a percursora de tal movimento. Também aos queridos Home Brews da nossa cidade , que são super dedicados, a Confraria da Cerveja – BH, ACERVA MINEIRA e CONFECE. Um grande abraço a todos do Brejas, e que continuem fazendo da cerveja uma arte!!!!!
Parabéns Mau pelo texto. Não vejo a hora de conhecer esta bela aparição brasileira. Bacana saber das novidades das cervejas artesanais brasileiras. Interessante ainda saber que uma trippel e uma quadruppel estão vindo por ai. Beleza pura, bjs MIGA
Estou muito impressionado com a produção de cervejas artesanais de Minas, principalmente na região da capital.
Gostaria, portanto, de saber se vocês possuem uma lista com contato de produtores que possibilitam visitação para degustar o produto “na fonte”.
No mais, parabéns pelo trabalho sério e criterioso que vocês desempenham.
Obrigado!
[…] já havia degustado a excelente Wäls Dubbel. Agora, lá das bandas de Belo Horizonte, nos chegam mais estes dois estilos da Cervejaria Wäls. […]
Caros Brejeiros,
Como bom mineiro e apreciador da Dubbel Wäls, gostaria de ler aqui no site de vocês uma impressão mais detalhada sobre a Trippel (já vi que ela foi degustada e devidamente “rankeada” por vocês…), pois apesar da Dubbel ser uma cerva fantástica, a Trippel fisgou meu paladar de jeito logo no primeiro gole, ficando com a minha preferência…
Que cerveja deliciosa, de personalidade e refrescante!
Que venha a Quadruppel!!!
Abraço!
Ricardo.
Tive o imenso prazer de experimentar essa delicionsa cerveja aqui em São Paulo. Certo dia fui fazer umas compras na padaria Tortula e me deparei com a Wals Dubbel. Não ha conhecia, e no meio de dezenas de marcas diferentes, a garrafa é um item que sempre chama a atenção inicialmente. O seguindo item é o tipo da cerveja seguido de sua procedencia, não exitei em levar. Bebi, e me apaixonei… sinceramente nunca bebi uma cerveja nacional tão saborosa. Pena que não encontrei mais.
[…] Um nariz menos avisado pensaria tratar-se de uma autêntica strong ale … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]