Em abril 2007, os homebrewers da De Struise Brouwers decidiram juntar todos os seus esforços para elaborar uma “cerveja de exceção” em tributo ao Belgian Beer Festival 2007, do tradicional e americano Ebenezer’s Pub. O desafio levou a equipe da Struise criar uma extraordinária Royal Stout com inacreditáveis 13% de teor alcólico ! O resultado foi tão acertado que a nova Belgian Royal Stout alcançou o topo de renomados rankings de cervejas pelo mundo.
A Black Albert é um pouco difícil de ser encontrada mesmo em importadores especiais ou na Bélgica. A maior parte da produção foi levada para os EUA. Pela internet tudo acaba ficando mais fácil, mas ai você tem que pagar o preço do transporte e dos atravessadores.
A cerveja:
Ao derrubá-la no copo percebemos tratar-se de uma cerveja excepcional. Sua aparência é impecável, bem escura e intensa (ela é preta), seu creme consistente e persistente sustenta-se longos segundos sem alterar-se. Seu aroma é muito agradável, e já introduz a força de seu sabor com forte malte, frutas secas, notas florais e suaves toques de chocolate e caramelo.
O primeiro gole é uma surpresa em prazer e sensação. A força do alto teor alcólico chega com personalidade e é deliciosamente bem balanceada no conjunto, deixando para o paladar o melhor da festa, malte com torrado de café e chocolate equilibrado com outras essências, frutas secas, florais. O final longo deixa seguro que o gole foi bem dado e não tarda o desejo de reencontrá-lo. No meio do copo estamos familiarizados e seduzidos por este elixir, seguimos “felizes” até o final com a impressão de que algo importante está acontecendo.
Exageros à parte, a experiência com Struise Black Albert é única. Os homebrewers da Struise acabaram nos presenteando com mais uma cerveja inesquecível, a ser classificada dentre as melhores já produzidas.
Minhas notas: 10 (aroma), 5 (aparência), 10 (sabor), 4 (paladar), 18 (geral). Média: 4,7
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.