Struise Black Albert

blalbert1.jpg

Em abril 2007, os homebrewers da De Struise Brouwers decidiram juntar todos os seus esforços para elaborar uma “cerveja de exceção” em tributo ao Belgian Beer Festival 2007, do tradicional e americano Ebenezer’s Pub. O desafio levou a equipe da Struise criar uma extraordinária Royal Stout com inacreditáveis 13% de teor alcólico ! O resultado foi tão acertado que a nova Belgian Royal Stout alcançou o topo de renomados rankings de cervejas pelo mundo.

Black Albert

A Black Albert é um pouco difícil de ser encontrada mesmo em importadores especiais ou na Bélgica. A maior parte da produção foi levada para os EUA. Pela internet tudo acaba ficando mais fácil, mas ai você tem que pagar o preço do transporte e dos atravessadores.

A cerveja:

Ao derrubá-la no copo percebemos tratar-se de uma cerveja excepcional. Sua aparência é impecável, bem escura e intensa (ela é preta), seu creme consistente e persistente sustenta-se longos segundos sem alterar-se. Seu aroma é muito agradável, e já introduz a força de seu sabor com forte malte, frutas secas, notas florais e suaves toques de chocolate e caramelo.

O primeiro gole é uma surpresa em prazer e sensação. A força do alto teor alcólico chega com personalidade  e é deliciosamente bem balanceada no conjunto, deixando para o paladar o melhor da festa, malte com torrado de café e chocolate equilibrado com outras essências, frutas secas, florais. O final longo deixa seguro que o gole foi bem dado e não tarda o desejo de reencontrá-lo. No meio do copo estamos familiarizados e seduzidos por este elixir, seguimos “felizes” até o final com a impressão de que algo importante está acontecendo.

Exageros à parte, a experiência com Struise Black Albert é única. Os homebrewers da Struise acabaram nos presenteando com mais uma cerveja inesquecível, a ser classificada dentre as melhores já produzidas.

Minhas notas: 10 (aroma), 5 (aparência), 10 (sabor), 4 (paladar), 18 (geral). Média: 4,7

Black Albert


Comments

4 responses to “Struise Black Albert”

  1. Rodrigo Campos Avatar
    Rodrigo Campos

    Olá Miga,

    Por morar na Europa, você deve ser o brejeiro com melhores possibilidades de encontrar e se esbaldar com delícias como a Struise Black Albert. Gostaria muito de poder ter acesso às maravilhas que são brasadas por esses artesãos da cerveja da Struise Brouwers. Só para constar, eles possuem quatro cervejas entre as 50 melhores do mundo no RateBeer. São elas: na 7ª posição a Dirty Horse (a qual eu ainda não conhecia, vi agora no site), na 18ª posição a Black Albert, na 21ª posição a consagrada Pannepot e na 49ª posição a Pannepot Grand Reserva Oak Aged, que maravilha. Entre as belgas, elas ocupam as posições de 2ª, 5ª, 6ª e 8ª melhores.
    Só mesmo estando na Europa, ou em até em algumas lojas dos EU, é que podemos encontrá-las. No Brasil estamos somente começando. Espero que coisas boas aconteçam em nosso futuro próximo.
    Abraços.

    Rodrigo Campos
    Fortaleza – CE

  2. Miga Avatar
    Miga

    Caro Rodrigo,
    Estou também completamente fascinado com a Struise Brouwers.
    A Black Albert é realmente a prova de todo este artesanato.
    É uma cerveja que impressiona pela qualidade, assim como todas as que fazem.
    Brasserias assim nos inspiram a incentivar cada vez mais a cerveja artesal brasileira que aparece com interesantes surpresas !
    Os belgas incontestavelmente mandaram ver na cultura cervejísticas nos últimos séculos, crescem com a tradição e nos impressionam com seus elixires bem elaborados. Talvez porque suas terras eram menos propícias para a cultura do vinho, então elaboravam produtos cervejeiros de primeira qualidade…
    … por aqui consigo alguma coisa em lojinhas especializadas, mas só passando pela Bélgica mesmo (talvez em Amsterdam) para sermos servidos de novidades e raridades. As vezes fico louco e faço vir direto da Belgica pelo correio. A degustação de cerveja é uma paixão e em varios paises isso é bem interessante! Acabamos direcionando o turismo para estas regiões. No Brasil vale a pena conhecer e desbravar as cervejarias artesanais e ter um estoque legal de algumas delas para sempre tomarmos conhecendo, divulgando e descobrindo qualidade ! Espero tb coisas boas no futuro próximo.

    Abraços

    MIGA

  3. Mauricio (BREJAS) Avatar
    Mauricio (BREJAS)

    O Confrade brejeiro Miga é o alvo da inveja de todos os outros Confrades brejeiros.

    rsss……

  4. A Black Albert ainda não me chegou às papilas, mas espero que não demore.
    Na verdade, a arte cervejeira dos Struise é notável. Conheço a Eathmonk, que é uma Flemish Ale espectacular (e como são difíceis, as Flemish!..) e a Pannepot, que nem tem adjectivos suficientes para catalogar.

Leave a Reply