Revista Prazeres da Mesa divulga sua lista das melhores cervejas de 2008

Colorado Demoiselle, a campeã
Colorado Demoiselle, a campeã

A revista Prazeres da Mesa, especializada em gastronomia, entrará em circulação nos próximos dias com o seu ranking das 50 melhores cervejas à venda no Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, a Cervejaria Colorado leva o primeiro lugar, com a porter Demoiselle — no ano passado, a campeã foi a IPA Índica.

A assessoria de imprensa da revista informou ao BREJAS, por e-mail, a classificação de outras 19 concorrentes (sobre as 30 restantes, só comprando a revista). São elas:

2º: Eisenbahn Lust Prestige; 3º: Strong Suffolk Vintage Ale; 4º: Duvel; 5º: Colorado Indica; 6º: Guinness Draught; 7º: Tripel Karmeliet; 8º: Eisenbahn 5 Anos; 9º: Czechvar; 10º: Schmitt Barley Wine; 11º: Hoegaarden; 12º: Falke Tripel Monasterium; 13º: Paulaner Salvator; 14º: Fuller´s London Porter; 15º: Weihenstephaner Hefe Weissbier; 16º: Schiehallion; 17º: Chimay Grande Rèserve; 18º: Fuller´s ESB; 19º: Eisenbahn A Dama do Lago, e 20º: Eisenbahn Dunkel.

BREJAS foi convidado pela revista e integrará o corpo de jurados no ano que vem, para a eleição das melhores de 2009. Neste ano, participaram do júri Miguel Icassatti, César Adames, Marcelo Moss, Edu Passarelli, Greigor Caisley, Roberto Fonseca, Sady Homrich, Cassio Piccolo, Norberto D’Oliveira, José Augusto Silveira Júnior, Ricardo Castilho e André Clemente.

Agora é com o leitor do BREJAS: Você concorda com a classificação da revista? Comente!

prazeresdamesa2


Comments

13 responses to “Revista Prazeres da Mesa divulga sua lista das melhores cervejas de 2008”

  1. Renato Vialto Avatar
    Renato Vialto

    Meu a diposta eh grande, se ossem soh as brasileiras seria mais facil, mas com todas as cervejas possiveis, fica dificil. A demoselle sem duvida eh uma GRANDE cerveja mas ainda acho que se comparada com algumas importadas ou ate mesmo nacionais o pario eh duro. Mas sem duvida o corpo de jurados tem MUITA bagagem para a eleição. E para 2009 BREJAS no corpo de jurados UHUUUUUUUUUUU. Tão manndado bem parabens

  2. Diego Leonardo Lopes Avatar
    Diego Leonardo Lopes

    Bom, como toda a lista vão aver discussões a respeito das eleitas, mas listas são feitas para isto.
    Concordo com algumas e colocarias outras, dai o bacana de listas, dão ótimas discussões.
    Mas parabéns à todos por esta iniciativa que já vem há poucos anos mas que tem tudo para ser duradoura, e parabéns ao pessoal do brejas, que serão parte deste corpo de jurados em 2009.

  3. Diego B. Meli Avatar
    Diego B. Meli

    Difícil classificar tantas belas e boas cervejas como estas. Antes de tudo é sobre deixar a imparcialidade de lado e tentar julgá-las, o que é difícil. A Demoiselle sem dúvida é uma das maiores surpresas do mercado nacional, ganhando diversos prêmios mundo afora.
    Mesmo que uma cerveja excelente, seu primeiro lugar talvez se deve por ser algo inovador. Contudo, a disputa teve excelentes cervejas que julgo até melhor que essa: A Dama do Lago, Tripel Karmeliet e Chimay Grande Rèserve.
    Algo que se pode afirmar é: ela é o melhor custo x benefício dessa lista. Listas e classificações sempre geram debate (lembram do polêmico teste cego do Brejas que deu nota alta à Bávaria? O que tinha de pessoas reclamando…).
    O júri foi de qualidade e a escolha da Demoiselle deve ter ficado mais por conta de algo totalmente inovador no setor brasileiro. Sem dúvida uma excelente cerveja.

  4. Lucas Godoi Avatar
    Lucas Godoi

    Muito boa a inciativa ! Mas uma coisa não entendo, acho que o meu exemplar da demoiselle estava estragado ;/ a cerveja não me agradou nem um pouco.

    O custo x benefício da cerveja também foi incluído na avaliação ?

    Parabéns ao Brejas pela divulgação !
    Abraços !

  5. tadzio Avatar
    tadzio

    parabéns pela futura participação no ranking das cervas
    Demorô para o povo chamar vcs.
    Ah! A revista é especializada em gastronomia…não culinaria 😛 ó que o castilho tira o brejas do juri…

  6. Marco Gomig Avatar
    Marco Gomig

    Ótima seleção de cervejas apesar de que faltam algumas na minha coleção. Muito bom saber que nossa artesanais brasileiras estão com ótima cotação no mercado.

  7. Marcos Avatar
    Marcos

    Gostei de ver a Schmitt Barley Wine na 10ª posição…. apesar de não ter experimentado algumas, concordo com a classificação.

  8. A matéria me fez comprar a revista, o que foi bom, pois eu, que comprara todos os primeiros números, há tempos não a comprava.

    A matéria está boa e merece nosso louvor.

    Claro que listas muitas vezes chamam mais a atenção pelo que não está nelas… Tem sempre aqueles chatos que vão logo em busca do que… não está lá!

    Sendo chato, lamento a ausência das URTHEL e da LA CHOUFFE, já que ambas são encontradas no Brasil. Se pensarmos que cervejas como a GOLD e a BOHEMIA foram listadas, em detrimento das mencionadas, fica ainda mais difícil de entender. Parece que houve uma certa acomodação, de modo que muitas nacionais fossem citadas. Mas a proposta, a rigor, não era esta, mas sim listar as 50 melhores cervejas vendidas atualmente no Brasil. Ou seja, podia nem haver uma nacional…

    De qualquer modo, agora não sendo chato, gostei da matéria e vou recomendá-la a conhecidos e alunos que desejam conhecer mais de cerveja. E, de preferência, que comprem a revista, já que jornalista não vive de ar.

  9. Ciro Avatar
    Ciro

    Das 7 trapistas vendidas no brasil só UMA foi colocada entre as 20 primeiras?
    Demiselle é muito boa mas daí pra ser a campea?? é tirar sarro da nossa cara!
    Como o colega acima comentou cade as Urthel, La Trappe, vou mais longe, cade as Gouden Carolus, Thomas hardy, Deus, e tantas outras entre as 20????
    BOHEMIA E KAISER GOLD na lista???
    Vergonhoso!!!!
    A lista estah mais que tendenciosa, depoe contra a credibilidade dos julgadores.
    Olha, AINDA BEM que o brejas vai participar dessa escolha nno ano que vem, eh so olhar o site pra comprovar a isenção e o preparo de voces, o melhor ranking e o melhopr site sobre cerveja do brasil MESMO, disparado.

  10. Alexandre A. Marcussi Avatar
    Alexandre A. Marcussi

    É preciso lembrar que a “Prazeres da Mesa” é uma revista voltada também aos donos de bares e restaurantes; de modo que o ranking também considera as melhores cervejas para se oferecer em um cardápio. Daí fatores como custo-benefício, acessibilidade e novidade do produto também serem relevantes, além, claro, da qualidade. Acho que isso explica suficientemente a primeira posição da Demoiselle, que evidentemente não é a melhor cerveja desta lista, mas talvez possa ser considerada a “melhor aposta” para entrar em um cardápio a partir de agora!

  11. Ciro, mas diversas cervejas por você citadas,como a Deus, a Thomas Hardy e a La Trappe, estão na lista da revista.

  12. Ciro Avatar
    Ciro

    Evandro estão mesmo, soh que lá no pelotão das 30, sem ordem, junto com bohemia e Kaiser gold. Isso porque 6 cervas trapistas são vendidas por aqui.

    Alexandre concordo contigo, mas então que a revista deixasse isso claro, do jeito que tá fica claro que a Demoiselle é a melhor disponível no brasil, o que é um absurdo. Ranking por ranking prefiro este aqui do Brejas QUE TEM REGRAS CLARAS e não coloca cerva nacional no topo soh porque eh artesanal. Coloca ceeva boa no topo PORQUE É BOA.

    Minha opinião.

  13. Fernando Baccon Avatar
    Fernando Baccon

    Ciro, qual é seu email? Estou pesquisando sobre cervejas importadas que é o tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade e percebi que você sabe MUITO. Gostaria de contar algumas ideias suas para sanar minhas duvidas.

    Muito Obrigado.
    Fico no aguardo.

    (meu email [email protected]).

Leave a Reply