Como o leitor já sabe, este Blog está a serviço da notícia cervejeira. Mas, apenas por um momento, permitam-me ser a notícia.
Confesso: Sucumbi — agora de vez — ao poder da cerveja!
Após muito refletir e avaliar inúmeras situações, possibilidades, disponibilidades e, porque não dizer, minha conta bancária, tomei há algum tempo uma decisão de vida: Minha inscrição já está feita e em março próximo estarei em Munique (Alemanha) frequentando o prestigiadíssimo Curso de Formação de Beer Sommelier da Doemens Akademie, reconhecida instituição de ensino cervejeiro naquele país.
Na verdade, a decisão havia sido tomada por mim já em meados de abril de 2009. Isso porque, originalmente, o Curso estava programado para acontecer em novembro último, e por motivos diversos teve de ser adiado. No Brasil, há apenas duas profissionais com o título de Diplom Biersommelier: Cilene Saorin (mestre-cervejeira) e Káthia Zanatta (Grupo Schincariol), ambas também formadas pela Doemens.
O que é ser Beer Sommelier
O Beer Sommelier é um expert em cervejas, profissional detentor de conhecimento científico capaz de dar orientações sobre cervejas desde ao consumidor comum até aos demais profissionais da área. Seu papel inclui elucidar sobre métodos de fabricação, harmonização com alimentos, além de ser um responsável pela disseminação da boa cultura cervejeira e do consumo responsável de cervejas. Meu objetivo é ser mais um soldado na “guerra” da difusão dessa cultura que todos amamos — só que falando com um pouco mais de propriedade…
O Curso de Formação de Beer Sommelier da Doemens Akademie que farei se dará em duas semanas em período integral, e em dois países; a primeira semana em Munique e a segunda na cidade italiana de Treviso. As aulas desta turma em especial serão ministradas no idioma italiano. Terão conteúdo prático e teórico, assim como diversos exames obrigatórios, condicionantes para obter o diploma. Torçam por mim!
Esticando a viagem…
Logo após terminar o Curso — formado ou não… –, e aproveitando a viagem, já havia programado um percurso exploratório pelas cervejarias artesanais do norte da Itália que, à moda americana, estão revolucionando a arte de fazer ceveja, com receitas criativas, clássicas e deliciosas. Já estão programadas visitas em várias cervejarias como Le Baladin, Birrificio Italiano, Montegioco, Birrificio Lambrate, entre outras.
“Delegação” brasileira
O adiamento do curso possibilitou que — ainda bem! — este escriba não fosse o único brasileiro a estar na Doemens em março próximo. Juntamente comigo, serão também alunos os amigos Alexandre Bazzo (cervejeiro da Bamberg) e Edu Passarelli (blog Edu Recomenda e um dos sócios do bar paulistano Melograno). Certamente, voltaremos ao Brasil em finais de março com mais bagagem para contribuir cada vez mais com a crescente cultura cevejeira nacional.
Torçam, agora, por nós!
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.