Próximos cursos de cervejas artesanais

confrariadomarques

A Confraria do Marquês comunica que, dando continuidade as suas atividades de educação cervejeira em 2010, abre inscrições para seu XX Curso de Cerveja Artesanal, a realizar-se no dia 28 de novembro (domingo), no bar Imaculada, no Centro do Rio.

O curso tem duração de 8 horas num único dia (de 11h às 19h) e tem como objetivo iniciar cervejeiros, divulgando o método da Confraria para produção de cerveja caseira nos mais variados estilos. O curso começa com uma abordagem teórica sobre cerveja, seus ingredientes (água, malte, lúpulos, adjuntos e especiarias) e um panorama do processo de produção, ressaltando os aspectos comuns da produção industrial e artesanal. Após essa breve explanação teórica, os alunos colocam a mão na massa (ou melhor, no malte!) para vivenciar a produção de uma leva de cerveja.

O investimento é de R$300,00 até o dia 12/11 e R$ 350,00 depois dessa data, incluindo refeição e degustação farta de alguns dos estilos de cerveja da Confraria do Marquês, além de apostila básica e consultoria posterior ao curso.

Para obter telefones de contato, maiores informações ou fazer a sua inscrição, clique aqui.

cursolandini

E pra quem quer vivenciar o prazer de aprender a fazer cerveja na própria cervejaria, acontecerá no dia 4 de dezembro próximo, no chão da fábrica da Cervejaria Bamberg, em Votorantim (SP), o 30° Curso de Iniciação às Técnicas Cervejeiras Caseiras ministrado pelo técnico cervejeiro Afonso Landini, sócio da loja on-line de insumos para cervejeiros caseiros A Turma Cerveja Artesanal.

O curso possui a duração de cerca de oito horas, iniciando às 9 da manhã e encerrando por volta das cinco da tarde. No módulo teórico, os alunos aprenderão sobre estilos de cervejas, máterias primas, equipamentos, limpeza, sanitização e processos cervejeiros. Mauricio Beltramelli, editor do BREJAS, ministra um módulo especial abordando análise sensorial. Graças a um kit simulador de off-flavours desenvolvido pelo Siebel Institute, Beltramelli faz com que os participantes experimentem cinco defeitos básicos que podem aparecer numa cerveja, demonstrando o que não se deve fazer para que eles aconteçam.

Após o almoço, todos são convidados a colocar as mãos nas panelas e nos maltes. Será elaborada uma receita de cerveja, iniciando pela moagem ideal dos grãos, brassagem, filtragem, fervura, lupulagem, resfriamento, inoculação do fermento, engarrafamento e pasteurização. Tudo isso, claro, regado a cervejas artesanais das boas!

Atualização:

Confira as próximas datas do Curso de Cerveja Artesanal.