Degustação de cervejas americanas

americanas2

Já que as deliciosas cervejas da Nova Escola Americana ainda não desembarcaram em terras patropis, somos forçados a nos virar caso queiramos degustá-las.

O mestre cervejeiro Alfredo Ferreira (Grupo Schincariol) esteve recentemente nos Estados Unidos acompanhando a colheita de lúpulo no estado do Oregon. Por sua vez, este escriba zanzou por Nova York em março último. Em ambas as viagens — que tiveram cunho eminentemente cervejeiro — como de praxe, aproveitamos para forrar nossas malas com as brejas artesanais da terra do Tio Sam.

Semana passada, na companhia da beer sommelier Kathia Zanatta e da nutricionista Fabiana Panobianco, pusemos enfim as meninas pra jambrar. Alfredo contribuiu com as brejas da Full Sail Brewing Co., de Hood River (Oregon), e eu com um mix de gringas variegadas. Feito o carreto, demos início aos trabalhos.

Para inaugurar a degustação, a Colorado Kölsch, da Steamworks Brewing Co. (Durango, Colorado), não exatamente fiel ao estilo alemão, mas com uma carga lupulada bastante interessante. Depois, a Full Sail Pale Ale, corretíssima e deliciosa.

Na sequência, Full Sail Amber e Full Sail IPA. A primeira, com uma pegada de malte torradinho apaixonante, e a segunda com… lúpulo Cascade, claro! Muito lúpulo, para hopheads de carteirinha, a exemplo deste escriba e do Alfredo. Terminamos em glória com as maravilhosas Dogfish Head Raison D´Etre, uma inacreditável Belgian Dark Strong Ale com uvas-passas na receita, e a magistralmente complexa Russian Imperial Stout Old Rasputin, de tomar ajoelhado.

Pra terminar, a pergunta incômoda, e que não quer calar: Até quando a esmagadora maioria dos entusiastas brasileiros de cervejas vai continuar a contentar-se em apenas babar lendo um texto como esse? Alô, importadoras!

americanas1
Mauricio Beltramelli e Fabiana Panobianco (BREJAS), Kathia Zanatta (bier sommelier) e Alfredo Ferreira (mestre cervejeiro).


Comments

2 respostas para “Degustação de cervejas americanas”

  1. Avatar de Mauro Renzi Ferreira
    Mauro Renzi Ferreira

    Pois é, Maurício, concordo plenamente! Até quando apenas leremos os seus comentários? Recentemente estive no Frangó a fim de provar umas americanas, com a Yeti Imperial Stout, que li nas resenhas, havia sido degustada por vocês lá. Mas ao perguntar ao garçom, uma vez que não as vi no extenso cardápio do boteco, ele me disse que elas foram trazidas apenas para um evento de degustação. Bom, vendo pelo lado positivo, isso pode significar que, em breve, podemos ter essas cervejas por aqui. Da minha parte, por enquanto, só me resta torcer!

  2. Tenho afortunado pra morar na Califórnia. Temos muito boa microcervejarias no meu estado…..Stone, AleSmith, Sierra Nevada, Anchor, Russian River, Lost Abbey, The Bruery. Afortunademente, eu chegarei em Porto Alegre no 27 novembro, e eu trazerei cervejas americanas como Old Rasputin. Cara…..eu desejo que poderia partirhar minhas cervejas com os todos aqui!

Deixe um comentário