Daniel Rolfsen, Alexandre Menke e Mauricio Beltramelli (BREJAS), Stefan Grauvogl e Alexandre Bazzo (Cervejaria Bamberg)
Preparar uma rauchbier (cerveja defumada), tradicionalíssimo estilo criado na cidade alemã de Bamberg, não é uma tarefa para qualquer um. Mas é exatamente esse o objetivo do Bier Sommelier e Mestre-Cervejeiro Stefan Grauvogl, cujo desafio será preparar a rauchbier na Cervejaria Bamberg de Votorantin (SP), com ingredientes trazidos da cidade bávara. Grauvogl fez sua primeira cerveja aos 15 anos de idade e com 23 formou-se Mestre-Cervejeiro na Universidade Doemens, em Munique. Neste período começou a prestar consultoria para importantes cervejarias dos EUA, Japão, Singapura, China, Rússia e outros países. É hoje um dos 160 Bier Sommeliers do mundo todo, e atua na maltaria alemã Veyermann.
Stefan esteve no último sábado, 9, no Bar do Italiano, em Campinas (SP) onde, juntamente com Alexandre Bazzo, da Cervejaria Bamberg, conferiu uma palestra sobre o estilo rauchbier e demais brejas elaboradas a partir de maltes defumados, bem como técnicas de degustação de cervejas. Ao final da exposição, os cervejeiros juntaram-se aos Confrades do BREJAS num alegre bate-papo no qual, entre um gole e outro da excelente schwarzbier da Bamberg (ainda não disponível no mercado), falamos sobre o panorama cervejeiro nacional e sobre a microcervejaria de Votorantim, que está investindo cada vez mais na produção de estilos variados de cervejas.
E, quando a tão aguardada rauchbier ficar pronta, voltaremos nesse espaço para falar dessa breja, bem como da fascinante história desse estilo centenário.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.