Por Fabiana Arreguy.
A incrível história do cervejeiro do Rio de Janeiro, Rubens Komnisky nos faz pensar se vale mesmo a pena permanecer no Brasil e aqui empreender. O advogado decidiu profissionalizar a atividade de produzir cerveja e buscou, a partir daí, todos os caminhos legais existentes para abrir sua empresa, mesmo sabendo das condições pouco favoráveis no país para os setores produtivos. Ele não imaginava que seria fácil. Sabia que haveria muitas dificuldades, mas não esperava encontrar os empecilhos com os quais topou pela frente.
Ser honesto no Rio de Janeiro é perigoso
Essa é a frase utilizada pelo cervejeiro na entrevista dada ao Pão e Cerveja. E quer saber? Acho que ela pode ser estendida ao país todo, não é exclusiva da cidade onde Rubens vive. Infelizmente é essa a constatação
Luz no fim do túnel
Um dia, já desanimado com todas as barreiras para ser um empreendedor no Brasil, Komnisky encontrou uma resposta inesperada, durante uma reunião de trabalho na área em que atua, a advocacia aeroportuária. Se no Brasil não querem sua honestidade e uma empresa legal, nos Estados Unidos isso é valorizado e, principalmente, incentivado. Resultado: a cervejaria dele foi legalmente registrada em Nova York.
Ouça o Pão e Cerveja com a entrevista completa. Quem sabe ela não seja a resposta para suas dúvidas, leitor?
https://soundcloud.com/paoecerveja/radio-pao-e-cerveja-pao-e-cerveja-com-fabiana-arreguy-008-20150508
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.