DANA BIER: Paixão, técnica e arte.

danabier.jpg

Foi exatamente no dia 27 de maio de 2006 que João Gonçales, um apaixonado por cerveja, inventou de engarrafar a primeira série da sua breja caseira cujo nome foi inspirado em seus dois filhos Daniel e Ana Teresa. Nascia para o mundo cervejeiro a Dana Bier, microcervejaria instalada em Barueri, na Grande São Paulo.

O mundo girou e, no final de 2007, foi o próprio João quem presenteou BREJAS com dois rótulos da marca: Cecília Lager e Teresa Dunkel. Esperamos uma ocasião toda especial para colocar as duas brejas à degustação — o primeiro encontro “ao vivo” dos confrades de BREJAS, acontecido no último dia 23 de dezembro (veja a matéria AQUI).

A primeira cerveja degustada e avaliada por todos os 7 brejeiros reunidos foi a Cecília Lager, que de cara surpreendeu a todos nos ensinando como uma Lager pode ser tão complexa, com características de Ale. Coloração âmbar turva, belo creme bege denso e consistente. No aroma e no paladar, muito lúpulo perfumado. Há também azeitonas verdes, alcaçuz e ervas. Não se percebe o álcool. Muito refrescante. Final longo e retrogosto lupulado.

Segundo o próprio João Gonçales nos relatou, a Cecília possui uma peculiaridade no método de produção: o fermento é inoculado a 30ºC e logo começa a diminuição da temperatura para 12ºC. Em conseqüência, produz-se um pouco de éster pelo fermento, o que resulta na sensação frutada típica das Ales. Uma ótima surpresa, alçando a breja à nossa galeria de melhores cervejas nacionais, obtendo nota 3,43 no Ranking BREJAS.

Em seguida, a Teresa Dunkel. Coloração preta, com creme bege. Notas frutadas, com presença de café e torrefação. Carbonatação média. No paladar, café, malte caramelo e leves sensações de azedo e salgado. Uma Dunkel honesta, que levou nota 2,77 no  Ranking BREJAS.

No final, sobrou a curiosidade de experimentar os outros dois rótulos da marca, a Monica Ale e a Dani Weiss, as quais serão oportunamente avaliadas por BREJAS. E os votos dos confrades brejeiros para que a Dana Bier cresça e apareça ainda mais no emergente panorama das cervejas artesanais brasileiras.

danabrejas2.jpg