Lançamento: Cervejas da Brasserie de Malonne

brasseriemalonne.JPG

Estão desembarcando no país as cervejas belgas da Abbeye de Malonne. São três brejas de alta fermentação (ale), todas refermentadas na própria garrafa.

BREJAS conduziu ontem, 9/11, uma degustação dirigida dessas delícias, a convite da importadora Armazém do Nono, que está trazendo as brejas com exclusividade ao Brasil. O evento aconteceu no Bar do Italiano, em Campinas, para um seleto grupo de convidados da importadora. Na ocasião, contamos um pouco da história da Abadia, bem como discorremos sobre os aspectos sensoriais de cada estilo que era servido.

A seguir, nossas impressões sobre as brejas (clique no nome de cada uma delas para conhecer mais detalhes e ver as notas e comentários individuais de cada Confrade brejeiro, bem como dos usuários):

MALONNE BLONDE Essa breja do estilo belgian blond ale, com 6,3% de teor alcoólico, apresentou uma coloração alaranjada brilhante e levemente turva, com o creme muito denso, consistente e persistente. Aroma levemente cítrico, destacando-se cascas de laranja, damascos, mel e uma leve presença alcoólica. O sabor, que acompanha bem o aroma, possui a presença doce do malte. Uma cerveja bem balanceada, de final longo e levemente doce. 

GRIBOUSINE BRUNE Belgian dark strong ale com 8% de álcool, foi a grande e agradável surpresa da degustação dirigida. A coloração é ocre-avermelhada, e o creme bege é denso, persistente e consistente. Trata-se de uma das brejas com mais aroma de frutas vermelhas que já degustamos, destacando-se a cereja. O sabor segue o aroma, enriquecendo-se com notas maltadas e levemente tostadas e achocolatadas. Muito encorpada, com final longo e levemente seco e álcool muito bem inserido no conjunto. Um aspecto interessante a ser observado é a deposição de uma fina camada de fermento no fundo da garrafa que, se agitada, altera o sabor e o aspecto da breja, tornando-a mais turva, ainda mais achocolatada e com menor percepção das frutas vermelhas. Na degustação, houve quem gostasse mais da breja assim. Nossa sugestão é que o leitor adquira dois exemplares, agite levemente um deles, e se divirta fazendo ele próprio a comparação.

GRIBOUSINE BLONDE Com 8,5% de teor alcoólico, essa potente belgian golden strong ale ostenta coloração dourada e turva, com um consistente creme de razoável duração, mas que deixa uma camada perene no copo. A carbonatação é média e, no aroma, percebe-se notas cítricas e adocicadas, sugerindo laranja, tangerina e damascos. No sabor, além dos aspectos olfativos, aparece o malte adocicado, bem como um levíssimo amargor de lúpulo. O final é levemente amargo e seco, pedindo o novo gole.

Para ver as notas médias de cada cerveja, tanto dos Confrades do BREJAS quanto dos usuários do Ranking interativo, clique AQUI.

As cervejas da Brasserie de Malonne já estão disponíveis para a venda ao público na loja de cervejas on-line Nono Bier, a qual promete várias e deliciosas novidades para breve. Não podemos contar aqui ainda, mas já estamos com água na boca…