Milhares de pessoas celebram a escola cervejeira belga no centro de Bruxelas
O autor deste artigo esteve na Bélgica a convite da Buena Beer Importadora.
Quando se começa a aprender sobre a escola cervejeira franco-belga, logo se descobre que, na Bélgica, trata-se a cerveja diametralmente ao contrário do que no Brasil, onde a bebida é marginalizada. Talvez pela proximidade geográfica com a França, os belgas são famosos por alçar suas cervejas à mesmíssima nobreza e sofisticação que os franceses dispensam aos seus grandes vinhos.
A delegação brasileira que já tinha passado a semana em visitas de tirar o fôlego nas grandes cervejarias da Bélgica (veja aqui como fui parar lá) chegava ao último compromisso, a comprovar essa devoção dos belgas para com a sua bebida. A Belgian Beer Weekend, que acontece há 14 anos, toma em finais de agosto toda a espetacular Grand Place de Bruxelas, oferecendo aos degustadores nada menos que 350 rótulos diferentes. Era lá que estávamos.
Tudo começa na Maison des Brasseurs, na própria Grand Place, secular sede da Cavalaria dos Cervejeiros, antiquíssima guilda medieval que ainda funciona e reúne os próceres do mercado de cerveja de toda a Bélgica. Ali, paramentados em túnicas escarlates, eles saem em procissão em direção à Catedral de Bruxelas. Ao som de clarins, acompanha-os a multidão, guardas de honra, e soldados carregando a primeira cerveja feita na temporada.
No templo, em linda solenidade ministrada pelo cardeal de Bruxelas, os cervejeiros agradecem pelas boas colheitas de cevada e lúpulo feitas durante os meses quentes que agora estão se findando. Uma bênção é condedida ao primeiro barril — simbólico — da cerveja fabricada com esses insumos.
Após a rápida cerimônia, todos retornam à Grand Place onde, na antiga Prefeitura da cidade, é realizada outra solenidade, essa mais fechada. Ali, são concedidos títulos de novos cavaleiros às personalidades ao redor do mundo que divulgam e dignificam a cerveja belga. O Brasil é bem representado nesse time pelos proprietários da Buena Beer Importadora: João Thomi já era cavaleiro, e Hélio Junior foi sagrado neste ano. Assista ao vídeo onde eu entrevisto a dupla:
E a festa começa!
350 cervejarias belgas oferecem suas brejas, todas em seus copos originais. São três dias de degustações, começando na sexta-feira com uma sessão privativa aos profissionais de cerveja do mundo todo, na qual também fomos convidados. Já no sábado o festival se abre para os visitantes, e acontrece uma espécie de muvuca organizada, livre de brigas e bebedeiras mais explícitas. Bem ao jeito belga de apreciar cervejas: com respeito e contemplação.
Visite a festa comigo!
Sinta um pouquinho do clima da Belgian Beer Weekend clicando nas fotos abaixo para vê-las em tamanho maior:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.