Maior feira voltada à tecnologia cervejeira da América Latina, a Brasil Brau 2011 teve na última quinta-feira, 7/7, seu terceiro e último dia com presença maciça de público.
O espaço Degusta Beer foi o mais concorrido, com gente se acotovelando para experimentar as criações das 30 microcervejarias participantes. Já na área técnica do evento, público e profissionais do ramo cervejeiro puderam conferir, por meio de estandes ultrassofisticados, o que há de mais novo em equipamentos e insumos para cervejarias pequenas, médias e grandes. Brindando a cultura cervejeira, o XII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, que aconteceu paralelamente à Feira, teve presenças ilustres, bem como palestras e mesas-redondas pra lá de interessantes.
Um show de organização
A cargo da Cobracem (Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte) e Fagga Eventos, a organização da Brasil Brau foi elogiada pela maioria dos presentes. Na entrada do Transamérica Expo Center, local do evento, o público era recebido e identificado com rapidez e eficiência. Os leitores, avaliadores e foristas do BREJAS tiveram deferência extra: Todos ganharam convites gratuitos (custavam R$ 30 para o público em geral) e foram identificados por um “pin” que facilitava o reconhecimento e a integração dentro da feira.
Um ponto que gerou controvérsia foi a gratuidade quase geral das cervejas em exposição. Dias antes do início da Brasil Brau 2011, a organização do evento divulgou release oficial informando que as cervejas custariam ao degustador R$ 3 pela “dose” de 10 a 100 mililitros, dependendo do expositor. Todavia, logo no início do primeiro dia de feira, apenas alguns (poucos) expositores estavam cobrando, de forma isolada e sem critério uniforme, pelas suas brejas. Fica a lição para a próxima edição: Cobrar pelas cervejas, mesmo que modicamente, evita injustiças para os expositores, bem como o clima de “festa do chope” que o evento corre o risco de ter um dia — e que, certamente, não é o propósito da Brasil Brau.
Brasil Brau 2012???
Outra observação a ser colocada é a periodicidade da Brasil Brau. A constatar através da galopante evolução do mercado e da cultura cervejeira no país, será que não está na hora de tornar a feira anual — e não bienal, conforme o modelo vigente?
Este escriba pensa que sim. O mercado cervejeiro brasileiro já se encontra maduro o suficiente para abrigar uma feira por ano. As novidades estão pipocando em velocidade muito maior do que há alguns anos, a requerer mais exposição em mídia que, ao menos por enquanto, somente um evento do porte da Brasil Brau pode proporcionar.
Organizar uma Brasil Brau por ano estimula o setor cervejeiro a preparar com mais rapidez as novidades em cervejas, máquinas e insumos para o ano seguinte. E cria no público consumidor uma saudável expectativa, que hoje é quebrada pelo interregno excessivo entre uma edição e outra.
Certa, de verdade, é a data já marcada para a próxima Brasil Brau, que acontecerá de 25 a 27 de junho de 2013. Mas já fica o apelo de todos os apaixonados por cerveja do país: Que tal organizarmos a Brasil Brau 2012???
Cilene Saorin agradece
À frente da Cobracem juntamente com a mestra cervejeira Kathia Jorge, a sommelier de cervejas Cilene Saorin agradece aos participantes e visitantes da Brasil Brau 2011 no vídeo abaixo:
E, enquanto aguarda pela Brasil Brau 2013 (ou 2012, quem sabe?), acompanhe abaixo as imagens do último dia da feira:
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