De acordo com a lenda dos Cavaleiros da Távola Redonda, a Dama do Lago (ou Fada Vivianne) é uma das sacerdotisas do Reino de Avalon. Filha de Diana, a ninfa dos bosques, a Dama tinha a nobilíssima missão de entregar Excalibur, a espada mágica, ao próprio Rei Artur.
Em novembro de 2007, a cervejaria Eisenbahn teve a feliz idéia de promover o Concurso Mestre Cervejeiro, que premiaria o primeiro colocado com a produção, na fábrica, de 3 mil litros da sua própria cerveja caseira. O campeoníssimo foi o cervejeiro carioca Leonardo Botto, que engendrou a fórmula desta excelente breja do estilo Belgian Dark Strong Ale, que empresta o nome da fada mitológica.
Os Confrades do BREJAS foram “convocados” ao Bar do Italiano, o primeiro estabelecimento a receber a breja, para degustar e avaliar a Dama, que começa hoje a ser vendida ao público.
De coloração acobreada e levemente turva, a cerveja forma um creme denso, de bolhas grandes, que se desvanece com rapidez. No aroma bastante complexo e levemente tostado, aparece o caramelo, o fermento de pão e uma leve sugestão de cerejas. O sabor, em linhas gerais, acompanha o aroma, apresentando ainda toques amadeirados e de ameixas. A carbonatação é média/alta, o amargor é médio, e o alto teor alcoólico (9%) se insere muito satisfatoriamente no balanceado conjunto. O longo e excelente final é seco, convidando ao novo gole, turbinando, assim, a drinkability da breja.
O desafio do cervejeiro em fazer uma breja neste estilo foi plenamente alcançado, com louvor. Para se ter uma idéia da responsabilidade do Leonardo Botto, basta dizer que o estilo Belgian Dark Strong Ale agrega algumas das melhores cervejas do mundo segundo o Guia de Estilos do BJCP (veja AQUI o que é isso), e possui representantes peso-pesado a exemplos das belgas trapistas Rochefort 10 e Westvleteren Abt 12.
Em função do feriado de quarta-feira no Estado de São Paulo, os demais Confrades do BREJAS, viajandões, não puderam comparecer ao Bar do Italiano, no que a avaliação da Dama foi feita, por enquanto, apenas por este escriba. A breja amealhou a excelente nota 4,0, sendo 8 de Aroma, 3 de Aparência, 8 de Sabor, 4 de Paladar e 17 de Overall (veja e entenda o critério de avaliação AQUI).
Mas, caso o leitor queira degustá-la (e recomendo fortemente que o faça), precisa correr. A Eisenbahn só produziu cerca de 6 mil unidades, e não se sabe se a breja integrará, futuramente, a linha de produção da cervejaria. O preço médio da Dama, nos bares, é de R$ 32,00 pela garrafa de 370ml.
————————–
EM TEMPO: Os Confrades do BREJAS foram convidados, pela assessoria da Eisenbahn, a participar da festa de lançamento da Dama do Lago, que acontecerá hoje, 10, às 20 horas, no Bar FrangÓ, na capital paulista. Vamos fazer o possível para aparecer por lá.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.