Cerveja no coração de Paris

culturebiere11.JPG

Os franceses mais empedernidos, ciosos do seu produto nacional — o vinho — não disfarçam um esgar de desaprovação ao passar defronte ao número 65 da Avenida Champs Elisées, a mais francesa das avenidas. É ali que está fincada a “cervejaria gourmet” Culture Bière, que se tornou em pouco tempo um dos endereços mais badalados da juventude parisiense.

Já na entrada, o visitante encontra um american bar com diversas opções de brejas on tap. Relaxe e peça ao bartender — sempre muito atencioso — uma Formule Dégustation (€ 4,60), que consiste em pequenas amostras na pressão da classificação de cervejas adotada pela casa: blonde, brune, ambrée e blanche. Destaque para a excelente blanche (tecnicamente, uma witbier) francesa Edelweiss, fabricada pela gigante Heineken, super-refrescante, frutada e com toques de ervas.

culturebiere2.JPG

O Culture Bière possui três andares elegantemente decorados e ligados por um elevador panorâmico, onde se distribuem o bar e o imenso restaurante, cujos pratos harmonizam-se com as opções das cervejas oferecidas. Ainda no térreo, logo em frente ao american bar, há uma loja onde se pode encontrar, além de abridores de garrafa e outros souvenires, produtos de fabricação própria elaborados com cerveja, como temperos, mostardas, geléias e até mesmo terrines e caviares. Definitivamente, é a glamourização da cerveja!

culturebiere3.JPG

Em visita à boutique do Culture Bière, após haver degustado algumas brejas locais, este escriba não se conteve e adquiriu o inacreditável estojo de aromas de cervejas (foto abaixo), o qual vem sendo bastante útil nas degustações do BREJAS.

estojoaromas.JPG

O estojo “Les arômes de la bière” (€ 45) vem com dezoito pequenos frascos com essências que vão do lúpulo, coentro, mel e cascas de laranja, até a aromas “imateriais”, como o tostado. Há também três tipos de malte, além de um guia explicativo em francês.

DICA DO BREJAS: Na sua próxima visita a Paris, desembarque na estação de metrô Charles de Gaulle Étoile, conheça ou reveja o Arco do Triunfo e depois vá descendo a Champs Elisées. O Culture Bière fica no número 65, ao lado direito de quem desce a Avenida. Santé!


Comments

10 responses to “Cerveja no coração de Paris”

  1. Fabio Avatar
    Fabio

    Caraca Mau, andei tudo por ali e não vi esse lugar ! :(.

    Esse kit de aromas deve ter dado um upgrade nas degustações…

    Até,

    F.

  2. Grande Fabio,

    O Culture Bière tem a fachada pequena mesmo, só lá dentro que é imenso.

    Um abraço.

  3. Ricardo Avatar
    Ricardo

    A Edelweiss não é austríaca?

  4. Ricardo,

    Há também a Edelseiss austríaca, mas a que é servida no Culture Bière é a versão francesa.

    É essa aqui:

    http://www.ratebeer.com/beer/edelweiss-france/49854/50468/

    Um abraço.

  5. Roger Avatar
    Roger

    Estive lá em novembro, mas não tomei nada, achei o ambiente “glamuroso ” demais. Além disso o restaurante que fica no 2 andar é um pouco barulhento vazando barulho para o bar. Mas me arrependo agora de não ter provado o Formule degustation. Parece ser um lugar bacana pra começar a noite.

  6. Cristiano Avatar
    Cristiano

    Mauricio,
    muito legal este POST.
    O kit de aromas é bom? Dura ?
    Meus pais estao indo a Paris e pensei em pedir um… Há outros souvenirs interessantes por lá !?
    Abraços.
    Cristiano

  7. Cristiano,

    Sem dúvida vale muito a pena comprar o kit. Sim, dura a vida inteira, considerando que você vai apenas abrir os frascos, cheirar e tornar a guardá-los. Não deixe de encomendar um!

    Na Culture Bière há outros souvenires (abridores, aventais, etc.). Vai de quem gostar. Mas recomendável mesmo, considero apenas este.

    Um abraço.

  8. Luis Avatar
    Luis

    Mauricio,
    Seguindo sua recomendação visitei o Culture Bière.
    Adorei apesar do pouco tempo, estava com uns amigos apressados.
    Comprei o kit e experimentei o Forlume degustation.
    Como vc disse, a entrada não é tão grande , mas o local é profundo.
    experimentei no subsolo, mas o clima deve ferver mais tarde.

  9. Mauricio (BREJAS) Avatar
    Mauricio (BREJAS)

    Olá, Luis!

    Gostou do lugar?

    Sim, o clima ferve após as 17 horas, com o pessoal que sai dos escritórios e lojas das redondezas.

    Um abraço.

  10. frederico carvalho Avatar
    frederico carvalho

    estive neste endereço no ano passado em julho e o bar não existia mais.

Leave a Reply