Desde o início da semana boa parte dos blogueiros e dos usuários do Twitter estão mobilizados na descoberta de pistas sobre o comercial teaser que tem convidado o público a acessar o site Bem Misteriosa.
O filme veiculado em horário nobre mostra um fotógrafo atraído por uma vizinha estonteante. Ele faz várias imagens com sua câmera, captando as poses sensuais da moça. No final do comercial, o telespectador é convidado para acessar o site (assista o filme logo acima).
No endereço da internet, mais mistério: “Ela está chegando. Ela é bem misteriosa. E vai deixar você bem curioso. Bem Famosa! Todo mundo participando e querendo descobrir”. Além disso, dava algumas dicas “para os que já estão bem ansiosos”, como “ela já teve o cabelo escuro” ou “ela é bem baladeira”.
Junto da mensagem, o site pede que o internauta poste mensagens no Twitter com a hashtag #bemmisteriosa e promete que a cada tweet a moça vista no site por um buraco de fechadura se revela mais.
Até o início da noite de terça, 9, a conta já passava de 35 mil tweets, fazendo da hashtag uma das líderes do ranking brasileiro do Twitter, chamado de trending topics – e, por outro lado, gerando uma onda de insatisfação, expressa pela hashtag #bemmisteriosafail.
A modelo Paris Hilton teria recebido nada menos que US$ 700 mil para estrelar a campanha de reposicionamento da cerveja Devassa, criada pela Mood, com estratégia digital da ID\TBWA. O site já apresenta a socialite, avisando da estreia da campanha, que acontecerá na sexta-feira, 12, no intervalo do Jornal Nacional, da Rede Globo.
O plano do Grupo Schincariol incluiria a transformação do tradicional Camarote Nova Schin em Camarote Devassa. Chamado de “Espaço Schin” para manter o sigilo da ação, o projeto será revelado nesta quarta, 10, em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro. Estarão presentes os principais executivos do anunciante, incluindo o presidente Adriano Schincariol, o diretor de marketing Luiz Cláudio Taya e o vice-presidente comercial Johnny Chi Wei.
Criada no Rio de Janeiro no ano 2000, a marca Devassa foi comprada pelo Grupo Schincariol em agosto de 2007, em um negócio estimado em R$ 30 milhões.
Fonte: M&M Online
Tem cerveja nova: “Devassa Bem Loura”
O press-release abaixo foi enviado ao BREJAS há poucos minutos pela assessoria de comunicação do Grupo Schincariol:
Rio de Janeiro, 10 de Fevereiro de 2010 – Mais uma vez o Grupo Schincariol movimenta o mercado de cerveja. Seis anos após lançar a Nova Schin, que se tornou um dos maiores cases de sucesso na história do marketing brasileiro, a empresa anuncia um novo produto que provocará um grande impacto junto ao público: a cerveja Devassa Bem Loura, que será lançada nas versões 600 ml, lata e chope. Trata-se de um novo produto que fará parte do portfólio Devassa, mas que apresenta o diferencial de ser uma cerveja Pilsen, com um toque mais suave e um sabor que certamente agradará ao consumidor brasileiro.
O lançamento da Devassa Bem Loura é estratégico na medida em que o Grupo Schincariol decidiu ingressar com a marca na categoria de massa denominada mainstream, pois são embalagens que penetram mais facilmente nos canais de vendas – seja nos bares como nos supermercados – do que as versões long neck que hoje são as formas de comercialização da linha de cervejas especiais Devassa. Essas embalagens proporcionam maior escala para a venda do produto no mercado, pois fazem parte do hábito de compra e consumo da maior parte dos brasileiros.
O anúncio da Devassa Bem Loura é o maior investimento que o Grupo Schincariol já realizou no lançamento de uma marca desde o anúncio da Nova Schin com a campanha “Experimenta”. Do total de investimentos previstos pelo Grupo para este ano – cerca de R$ 1 bilhão – serão destinados aproximadamente R$ 100 milhões para lançar a Devassa Bem Loura no mercado, entre desenvolvimento do produto, fabricação, estratégia de comercialização, distribuição e uma agressiva campanha de marketing e publicidade. Para estrelar a campanha, a empresa decidiu trazer uma grande celebridade internacional, Paris Hilton.
“O lançamento da Devassa Bem Loura será impactante”, afirma o presidente do Grupo Schincariol, Adriano Schincariol. “Acredito que haverá uma ruptura no mercado cervejeiro, pois o produto e a campanha de marketing quebram com os códigos da categoria e utilizam ferramentas que possibilitam que ela tenha um alto índice de recall”, assinala Adriano.
O lançamento será simultâneo nos carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo e a cerveja poderá ser encontrada a partir de hoje em pontos de venda selecionados desses Estados. A Devassa Bem Loura será vendida em todos os espaços da Marquês de Sapucaí, conforme o acordo comercial que a empresa tem com a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro – Liesa para a comercialização de cerveja e Água Schin.
A Devassa Bem Loura complementará o portfólio de cervejas do Grupo Schincariol para atuar com mais força no eixo Rio/São Paulo. As demais versões de cervejas long neck Devassa (Loura, Ruiva e Negra) terão suas consagradas fórmulas mantidas, sendo preservadas as políticas de comercialização e marketing, bem como o trabalho nos bares, com mesmo portfólio de produtos e sabor.
“A marca tem excelente percepção no mercado, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Tem um alto reconhecimento pelo consumidor, destacando-se frente a muitas marcas tradicionais da concorrência”, comenta Taya.
A expectativa da empresa é de que o produto será bem aceito pelo consumidor, pois as pesquisas mostraram um alto índice de aprovação. Foram realizados testes cegos com cerca de 600 pessoas nas praças do Rio e São Paulo, que tiveram a oportunidade de degustar a Devassa Bem Loura sem que eles soubessem qual era o produto, junto com outras marcas de cervejas que fazem parte do mesmo segmento de mercado. A pergunta chave era: “Essa cerveja é a que você costuma comprar? A resposta na maioria era: “Não é”. “Mas você estaria disposto a mudar e passar a comprá-la”? E a resposta na sua ampla maioria foi: “Sim”. Outra questão: “Você recomendaria a compra para seu amigo”? E a resposta era: “Sim, com certeza”.
As pesquisas também apontam que a Devassa é bastante apreciada e percebida pelos consumidores, o que demonstra o grande potencial da marca. Com o lançamento da Devassa Bem Loura a companhia acredita que terá crescimento no market share de cerveja com a soma da Nova Schin, Cintra e demais produtos. “A nossa meta para este ano é que a Devassa Bem Loura torne-se um dos produtos top five da Schincariol em termos de venda e faturamento”, afirma Taya.
O lançamento da Devassa Bem Loura comprova mais uma vez a capacidade do Grupo Schincariol em antecipar os desejos do consumidor brasileiro e movimentar o mercado com um projeto impactante desenvolvido em tempo recorde.
“A equipe responsável começou a trabalhar em setembro do ano passado e teve apenas quatro meses para aprovar a composição da cerveja, preparar o plano de produção, o planejamento comercial, logístico e de marketing”, comenta o vice-presidente de operações, Gilberto Schincariol Jr.
Campanha: Paris Hilton
A estratégia de marketing para o lançamento da Devassa Bem Loura é bastante agressiva. A proposta é impactar o mercado com o novo conceito de marketing 3D (alta visibilidade, experiência de marca e experimentação). A novidade estará presente em todas as mídias – eletrônica, impressa e web. Também haverá muitas ações de below the line e de ativação da marca em todos os lugares possíveis para impactar o consumidor a partir deste carnaval.
“Paris Hilton possui uma alta sintonia com a marca Devassa, pois é uma personalidade marcante, espirituosa e, acima de tudo, autêntica em todas as suas atitudes”, afirma Luiz Claudio Taya, diretor de marketing do Grupo Schincariol.
A assinatura da campanha será baseada na frase: “Bem Devassa”, evidenciando as características da cerveja com as quais o público já simpatizava, e estão agora mais exaltadas. Como por exemplo, “Bem gelada”, “Bem na Hora”, e assim por diante.
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