Cerveja e Carnaval

euriclesdemalte

O Rei Momo anuncia: pelo terceiro ano consecutivo sairá gloriosamente pelas ruas do bairro das Laranjeiras, na capital carioca, o bloco Eurícles de Malte. Sim, de malte. E malte cervejeiro.

É que o bloco — cujo nome é inspiração e corruptela da rua Eurícles de Matos, local de concentração da turma — é formado por cervejeiros caseiros, a maioria integrantes da ACervA Carioca (associação de homebrewers do Rio de Janeiro). E, melhor, a folia será regada a muita cerveja caseira de qualidade.

A ideia de formar o Eurícles de Malte surgiu há três anos a partir de um dos integrantes da ACervA Carioca, que comemorou seu aniversário numa terça de carnaval, contratando uma bandinha e servindo muito chopp aos amigos. Logo o cordão cresceu, e se transformou num dos melhores blocos carnavalescos do Rio de Janeiro.

O Eurícles de Malte desfila no próximo dia 16, e a concentração é às 15 horas. Pra esse ano, o premiado cervejeiro caseiro Leonardo Botto já prometeu que levará algumas de suas “crias” para deleite dos foliões.

Quem viver, verá!


Comments

4 responses to “Cerveja e Carnaval”

  1. Não, não, calmaí, explica essa história direito, minha gente…rs

  2. Alexandre godoy Avatar
    Alexandre godoy

    Não entendi, o bloco ira desfilar?

  3. o bloco fica ali na rua mesmo. e neste ano terá marcha própria. segue a letra para já ir decorando:

    Marcha da Eurícles (Carnaval no Eurícles de Malte)

    Suar, pular,
    Eu quero é me acabar
    Até a perna ficar bamba

    Beber, cair,
    Sonhar até cansar
    E ver o dia clarear

    Dançar, cantar,
    Na escola que passar
    Pela avenida com meu samba

    Sonhar, sorrir,
    Viver um novo amor
    Até o Carnaval passar

    Os amigos
    Se encontram aqui
    No Eurícles
    Beber e curtir

    Beijar, amar
    Até quando a cerveja
    Do meu bloco
    Acabar

  4. Olá, Maurício,

    Só para dar o nome certo aos bois e os devidos créditos. O aniversariante no caso foi o Lúcio Fialho e idealizador do bloco Euricles de Malte junto com o seu amigo e colega de trabalho e de fabricação de cervejas Daniel Caruso. O Lúcio é também um dos atuais diretores da ACervA Carioca e cervejeiro de mão cheia e técnicas apuradas. O Lúcio deu recentemente uma palestra sobre propagação de fermentos pros associados da ACervA Carioca e mantém, junto com o Daniel, uma página na internet sobre técnicas de fabricação (http://cerveja-lucida.wikispaces.com/), no melhor espírito de doação ao hobby. O nome do bloco é uma corruptela do nome da rua (Travessa Euricles de Matos, em Laranjeiras) onde fica a sua empresa (http://www.solucionar.com.br). O Lúcio, o Daniel e alguns amigos vêm organizando esse bloco e convidando vários amigos, inclusive os das ACervAs, para esse bloco que está a cada ano mais animado. E esse ano a ACervA Carioca vai retribuir a hospitalidade levando 50 litros de uma cerveja feita especialmente para a ocasião. Só que o choque de ordem está atrapalhando a brincadeira e esse ano parece que haverá apenas um “encontro de amigos”, digamos assim.

    Aquele abraço,
    Ricardo
    http://blog.cervejarte.org

Leave a Reply