Em Praga, Na República Tcheca (Jecna/Lípová 15, Praha 2)
A horda de turistas que hoje se acotovela no centro antigo de Praga perfazendo o manjado circuito praça-ponte-castelo não gosta de usar o excelente sistema de transporte público da capital tcheca. Excelente pra quem, como eu, adora chafurdar em recônditos “lados B” urbanos.
A cervejaria Pivovarský dum é um desses “lados B” das capitais de sonho europeias. Já havia pesquisado que se tratava de um brewpub, um bar que fabrica sua própria breja. E foi pra lá que me dirigi numa tarde preguiçosa de final de março, driblando uma ventania que fazia com que os 7 graus no termômetro, de positivos, se parecessem negativos.
Cerveja de urtiga
O que impressiona é a variedade e, sobretudo, a criatividade dos cervejeiros do lugar. Pedi um “carrossel” de degustação com oito “estilos” diferenciados.
A surpresa é inevitável. Ao lado de estilos como weizen ou lagers claras e escuras, há receitas curiosíssimas, como cervejas feitas com urtiga (sim, a erva que faz coçar!), cereja azeda, banana, café e blueberry, todas servidas na pressão. Em garrafa, o destaque é a Samp, refermentada com leveduras utilizadas para champagnes.
Fermentação em tanques abertos
Além das cervejas inusitadas, talvez o que mais impressione na Pivovarský dum seja a sua sala de fermentação com tanques abertos, protegida por uma vidraça, mas devassável aos olhos dos clientes. Ali, em pequenas cubas de aço inoxidável, é possível observar a mágica acontecendo: O mosto borbulhante se transformando em cerveja.
A Pivovarský dum é uma cervejaria relativamente nova, inaugurada em 1998, contrastando com bares pré-históricos de Praga, como o U Fleku, de 1499. Confira a seguir mais imagens do brewpub, seu ambiente e a beleza da cervejaria que, majestosamente, domina seu interior.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.