Cerveja única no mundo e uma descoberta transformada em criação. Até então chamada de “cerveja conceito” e presenteada por seu criador Marco Falcone apenas a poucos privilegiados amigos, a exclusiva Falke Vivre Pour Vivre será enfim lançada comercialmente na feira cervejeira Brasil Brau 2011, na capital paulista.
A breja surgiu, vejam só, de um erro de produção. Certo dia, os cervejeiros da Falke Bier (artesanal de Belo Horizonte) descobriram horrorizados que toda uma produção da também deliciosa Falke Tripel Monasterium estava comprometida em razão de uma até hoje não explicada contaminação por bactérias lácticas.
O que fazer? Jogar tudo pelo ralo?
Os cervejeiros resolveram continuar estocando a breja pra ver que bicho daria, emulando a técnica belga utilizada pelas cervejas do estilo Lambic, de fermentação espontânea. Três anos se passaram, e o resultado, quem diria, agradou. Desejando utilizar como aromatizante um ingrediente tipicamente brasileiro, Falcone adicionou a jabuticaba. Pronta estava a primeira Fruit Lambic brasileira.
O nome da Vivre Pour Vivre foi poeticamente inspirado no clássico filme francês homônimo, de 1967, do diretor Claude Lelouch. Marco Falcone, figura emblemática no movimento cervejeiro brasileiro, sempre aparecia com alguns exemplares dela debaixo dos braços onde quer que se materializasse. E, nas degustações informais da breja, sempre fez questão de mandar tocar no ambiente Thème de Catherine, a música-tema do filme, para que a experiência ficasse ainda mais marcante. Este escriba já teve a sorte de estar em alguns desses eventos improvisados, e posso garantir que a combinação cerveja e música funciona mesmo, e com uma elegância surpreendente.
Lançamento para o público
Depois de se tornar quase uma unanimidade entre os cervejeiros que já a provaram, a Falke Vivre Pour Vivre será agora lançada ao público em geral. O evento se dará na Brasil Brau 2011, maior e mais importante feira cervejeira do país, que ocorrerá na capital paulista de 5 a 7 de julho. Os avaliadores “Top 100” do Ranking BREJAS poderão frequentar gratuitamente o evento (saiba mais).
Com a palavra, o cervejeiro
Ouça o programa Pão e Cerveja 85, no qual o próprio Falcone fala sobre a Vivre pour Vivre.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.