Por Simone Cunha
Folha de São Paulo, 9 de maio de 2008
A segunda maior cervejaria do Brasil, a Schincariol, anunciou a compra da quarta cervejaria artesanal do portfólio: a catarinense Eisenbahn, especializada em cervejas premium. A empresa continua prospectando o mercado em busca de oportunidades no segmento.
A Eisenbahn não eleva a participação de mercado da Schincariol, de 12,1%, já que o segmento premium é de cerca de 2%. A AmBev tem 67,8%.
Mas a estratégia do grupo, que comprou 70% da fluminense Devassa, a pernambucana Indústria de Bebidas de Igarassu -dona da Nobel- e a Baden Baden, de Campos do Jordão, é elevar a receita com produtos de maior valor agregado.
“O país está copiando o que ocorre no mundo. As melhores margens estão nesse segmento”, diz José Roberto Martins, consultor da Global Brands.
Apesar de o valor do negócio não ter sido revelado, Martins acredita que não deve ter sido inferior a R$ 100 milhões, considerando o faturamento estimado da Eisenbahn para este ano (de R$ 20 milhões), marca e valor agregado das premium.
O plano é que a Eisenbahn chegue a mais pontos-de-venda, elevando os ganhos da Schincariol. Hoje com presença no Sul, no Sudeste, em Goiás, no Distrito Federal, no Ceará, nos EUA, na Austrália e no Uruguai, a Eisenbahn deve ser levada para todo o país e a mercados como Reino Unido, Alemanha e Japão.
A cerveja mais sofisticada da Eisenbahn é a Lust (até R$ 99,90 por 1.500 ml, no site), que passa pelo mesmo processo de produção do champanhe. A cerveja de trigo (Weizenbier) custa R$ 17,94 (355 ml).
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