Quem acompanha este espaço e outros veículos de comunicação ligados ao mundo cervejeiro já sabe da luta das cervejarias artesanais brasileiras para serem incluídas no regime tributário do Simples Nacional.
A briga é mais do que justa. Hoje, as microcervejarias — cerca de 150 espalhadas pelo país — possuem receitas brutas ínfimas se comparadas às megacervejarias, que todos sabem quais são. Acontece que a carga tributária, pelas regras vigentes, é praticamente a mesma pra todas, o que resulta numa disparidade comercial completamente injusta para as micros.
Sem falar que cervejarias artesanais desenvolvem as microrregiões onde estão inseridas através de empregos e renda, além de, em sua maioria, respeitarem tradições e estimularem o consumo consciente através de produtos mais bem elaborados e com melhores insumos que as macro.
Projeto no Congresso
A inclusão de algumas categorias fabris no Simples Nacional, incluindo aí as microcervejarias, está sendo debatida no Congresso Nacional através do Projeto de Lei 467/2008, o que resultaria em uma redução significativa de impostos para as cervejarias artesanais, evitando que muitas delas deixem de funcionar.
Se você é a favor dessa causa, assine a Petição Pública para a inclusão das microcervejarias brasileiras no regime tributário do Simples Nacional. Não custa nada, leva só 2 minutos. E você ajuda a contribuir com a construção de uma cultura cervejeira nacional mais consistente.
A iniciativa da Petição Pública partiu originalmente do blog A volta ao mundo em 700 cervejas
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.