O estilo Malzibier é pouco documentado, pelo menos nas fontes de pesquisa mais acessíveis. Não figura, por exemplo, nos estilos listados pelo BJCP e pelo Brewers Association.
Muito famosa no Brasil, não possui muitos correspondentes fora daqui. Na Alemanha, seu país de origem, nem é tratada mais de cerveja e sim bebida energética. Enquadra-se normalmente no grupo de “outras cervejas com baixo teor alcoólico”, já que a Malzbier original não chega nem a 1% de álcool, pois, apesar de ser produzida como qualquer outra cerveja, ela quase não tem fermentação.
A que temos aqui, lembrando novamente que não se assemelha ao estilo que lhe empresa o nome, possuem como caracteristica principal:
Cerveja escura e doce, de graduação alcoólica baixa, na faixa dos 3 a 4,5%.
Quase toda cervejaria brasileira tem sua versão. Analisamos 5 delas:
- Brahma Malzbier
- Antarctica Malzbier
- NovaSchin Malzbier
- Itaipava Malzbier
- Crystal Malzbier
As Malzbiers brasileiras são cervejas do tipo american pale lager na qual, após a filtração, são adicionados caramelo e xarope de açúcar, dando a coloração escura (que não vem do malte tostado) e o sabor adocicado. Dizem inclusive que, antigamente, cerca de 20 anos atrás, a Malzbier era produzida para reaproveitar a cerveja de início e fim da filtração e cervejas fora dos padrões. Hoje em dia isso não acontece mais e a cerveja ganhou um pouco em qualiadade.
De nossa degustação, o que pudemos extrair de relevante foi:
Brahma (a 1a Malzbier do Brasil)
Álcool: 4%
Volume: 355ml
Características: Junto com a Antarctica, a com menor percentual de álcool. É a mais doce de todas. Aroma pouco presente
Antactica
Álcool: 4%
Volume: 355ml
Características: Possui um leve amargor percebido no final. É também a menos doce e a menos carbonatada. Aroma pouco perceptível.
Itaipava
Álcool: 4,2%
Volume: 355ml
Características: Aroma presente e agradável de caramelo. A segunda mais doce.
Nova Schin
Álcool: 4,3%
Volume: 355ml
Características: A segunda menos doce e com o aroma mais evidente de todas. A única no qual o creme deixou marcas no copo.
Crystal
Álcool: 4,2%
Volume: 355ml
Características: Leve amargor no final, equilibrando-se muito bem com o adocicado. Aroma pouco perceptível. Em quase todos os comparatívos ficou no meio.
Conclusão: as cervejas são extremamente parecidas, seguindo o estilo bem doce. O que varia entre elas é basicamente a intensidade do açucar percebido e também o amargor sentido no retrogosto, mas que aí é questão de gosto pessoal.
Portanto, se você gosta de Malzbier e tem a sua preferida, deixe seu comentário aqui e nos diga o porquê. Se ainda não tem preferência, pode repetir o nosso teste, mas no fim, ousamos dizer que dá na mesma.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.