Fechando a série Ribeirófilo, convidamos o leitor a nos acompanhar na visita que os Confrades do BREJAS fizeram à Cervejaria Colorado nos dias 31/10 e 01/11. Na ocasião, nosso cicerone foi o próprio dono da cervejaria, o boa-praça Marcelo Carneiro da Rocha. Tivemos também a honra de sermos acompanhados pelo Luis Teixeira, homebrewer da Cerveja Celta, que em pouco tempo despontará no mercado cervejeiro artesanal.
A fim de tornar mais fácil e agradável essa pequena visita virtual, colocaremos a seguir as fotos em tamanho reduzido, numeradas de acordo com a legenda que segue logo abaixo. Os vídeos estão hospedados no site YouTube, e o vídeo completo se encontra logo aí abaixo. Para você, que é curioso acerca dos métodos de fabricação das brejas de qualidade, é um passeio e tanto! Vamos a ele:
(1) – Vista geral da fábrica, com os tanques de fermentação e maturação. / (2) – Tinas de brassagem e fervura. O tanque à esquerda recebe o malte com a água aquecida. Separado do bagaço, o mosto segue para o tanque da direita, para ser fervido. O lúpulo é adicionado nessa fervura. VEJA O VÍDEO DO PROCESSO AQUI.
(3) – A porter Demoiselle sendo extraída do tanque de fermentação. / (4) – Demoiselle e Appia em fase final de maturação.
(5) – Vista geral da estação de engarrafamento. VEJA O VÍDEO DO PROCESSO DE ENGARRAFAMENTO AQUI. / (6) Tanque de pasteurização, no qual as garrafas, já com o conteúdo, são aquecidas com água a 60ºC, para logo após serem resfriadas em água fria corrente. VEJA O VÍDEO DO PROCESSO DE PASTEURIZAÇÃO AQUI.
(7) – Máquina de rotulagem. A Colorado está pronta! VEJA O VÍDEO AQUI. / (8) – Processo de lavagem química dos barris de chope.
(9) – Marcelo Carneiro da Rocha e as rapaduras que são adicionadas à fermentação da Colorado Índica. / (10) – Após a visita, o brinde brejeiro.
Claro que esse passeio virtual, resumido, não exprime nem de longe o extenuante trabalho que é fazer cerveja, nem o tempo no qual é finalizada — as cervejas Colorado levam vários dias para ficarem prontas, desde a moagem do malte até o engarrafamento. Contudo, dá pra ter o gostinho de ver o nascimento de uma grande breja. E que tenha longa vida!
VEJA O VÍDEO COMPLETO:
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.